MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (MPF) APURA AS CONSEQUÊNCIAS DO CORTE ORÇAMENTÁRIO NA UNIVASF E IFBA

Quinta-feira, 23 de maio de 2019
Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar as consequências do corte orçamentário na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Paulo Afonso, e no Instituto Federal da Bahia (IFBA), nos campi de Paulo Afonso e Euclides da Cunha, na Bahia. O inquérito civil público foi instaurado pelo procurador da República Edson Abdon Peixoto Filho, segundo portaria publicada nesta quinta-feira (23).

No documento, o procurador considerou os termos do Decreto nº 9.725, que extingue cargos em comissão e funções de confiança e limita a ocupação, a concessão ou a utilização de gratificações. Além disso, considerou o bloqueio de 30% na verba de todas as universidades e institutos federais do país, justificado pelo Governo Federal como reajuste orçamentário.

O representante do órgão federal avaliou que a extinção generalizada de cargos e funções comissionadas pode atingir postos essenciais da administração e “fatalmente ocasionará danos ao direito à educação dos atuais e futuros alunos da instituição”.

Diante da situação, o procurador determinou a “avaliação dos impactos causados por contingenciamento e bloqueio orçamentários às instituições de ensino superior e aos institutos federais de ensino, bem como pela extinção de cargos”.

Na portaria, foram indicadas diversas instruções, entre elas, a expedição de ofícios aos diretores do IFBA e da UNIVASF, solicitando informações sobre os cargos a serem extintos, se a medida atinge negativamente atividades administrativas e acadêmicas, e se também será atingido o fomento aos projetos de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação promovidos pela instituição de ensino.

O procurador determinou ainda que seja enviado ofício ao Ministério da Educação (MEC), questionando os motivos que levaram ao corte no orçamento do IFBA e da Universidade Federal do Vale do São Francisco, e se foi realizado um estudo prévio sobre o impacto na qualidade e na continuidade da prestação do ensino nas mencionadas Instituições.

Também foi solicitada a expedição de ofício ao Ministério da Economia. A pasta deverá apresentar um estudo sobre os cargos em comissão e funções de confiança do Poder Executivo federal, realizado em 2017 e 2018.

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário