BOLSONARO XINGA ESTUDANTES BRASILEIROS: 'IDIOTAS'; AVALANCHE DE PROTESTOS ALCANÇA TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS

Quarta-feira, 15 de maio de 2019
À frente de um governo que cultua a ignorância e pretende destruir a educação e a soberania do Brasil, Jair Bolsonaro partiu para o confronto e decidiu provocar milhões de brasileiros que saíram e estão saindo às ruas neste 15 de maio. Do Texas, onde foi receber uma premiação após ser impedido de ir a Nova York, ele xingou os estudantes brasileiros, chamando-os de de "idiotas úteis". E ainda atacou os desempregados do país, dizendo que "não têm qualquer qualificação"

Bolsonaro parece alheado do que está acontecendo no país; disse que "a maioria ali é militante", referindo-se aos milhões de manifestantes.

O que ele disse na porta do hotel onde ficará hospedado: "É natural, é natural, mas a maioria ali é militante. Se você perguntar a fórmula da água, não sabe, não sabe nada. São uns idiotas úteis que estão sendo usados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais no Brasil".

Enquanto isso, as ruas do país, nas capitais, cidades grandes, médias e pequenas, estão ocupadas por manifestações em defesa da Educação e em protesto contra os ataques de Bolsonaro e seu governo, especialmente o ministro Abraham Weintraub, às universidades e escolas. 

Bolsonaro chegou a dizer na rápida entrevista que os milhões de desempregados do país "não têm qualquer qualificação" atribuindo o fato ao PT. Enquanto seu governo desmonta a educação do país, resultado de uma construção de anos durante os governos Lula e Dilma, Bolsonaro tenta vender uma ficção, acusando "a garotada, com 15 anos de idade", de não saber "uma regra de três simples". No entanto, quem tem dado seguidas demonstrações de desconhecer a regra de três têm sido o ministro da Educação, em suas apresentações públicas. 

O que disse Bolsonaro: "Se você pega as provas, que acontecem de três em três anos, está cada vez mais ladeira abaixo. A garotada, com 15 anos de idade, na oitava série, 70% não sabe uma regra de três simples. Qual o futuro destas pessoas? Fala-se que tem muito desempregado, 14 milhões, mas parte deles não têm qualquer qualificação porque esse cuidado não teve pelo PT ao longo de 13 anos".

AVALANCHE DE PROTESTOS ALCANÇA TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS
A onda de protestos contra o bloqueio de verba na Educação feito pelo governo do presidente Jair Bolsonaro alcançou todos os estados brasileiros ainda na manhã desta quarta-feira (15). As 26 unidades da Federação e o Distrito Federal registraram atos pacíficos. Universidades e escolas também tiveram paralisações. Os protestos contam com apoio de entidades ligadas a movimentos sociais, a partidos políticos e também sindicalistas.

Em São Paulo, estudantes saíram às ruas ainda ao nascer do sol para protestar. O estado também registrou atos em Campinas e em Sorocaba, no interior.

Em Belo Horizonte, uma multidão de manifestantes tomaram a Praça da Estação.

No Rio de Janeiro, universidades e escolas aderiram aos protestos e suspenderam as aulas.

Na capital da Bahia, Salvador, nada menos que de 25 mil pessoas entre estudantes, docentes, servidores e pai de alunos participaram do ato realizado no bairro de Campo Grande.

Os atos protestos alcançaram todas as regiões do estado de Pernambuco.

No Rio Grande do Norte, a governadora Fatima Bezerra (PT), afirmou ser "preciso discutir sobre um retrocesso, sobre um equívoco brutal que é o corte de recursos na Educação". "A comunidade acadêmica está seriamente ameaçada, sem falar no impacto social e econômico que isso causará. O desemprego crescerá", disse ela no Facebook.

"Estou aqui não somente como governadora, mas principalmente como professora e como cidadã que sou. O que está em questão é a cidadania e a dignidade do povo. Quero conclamar a sociedade norte-riograndense, não só os pais e familiares dos alunos do IFRN, mas a classe empresarial, a OAB, todas as entidades representativas norte-riograndenses para fazer parte desta luta", acrescentou.

Em Goiânia (GO), a Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia informou que "69% das instituições de ensino da rede municipal aderiram ao movimento, totalizando 245 unidades, que suspenderam suas atividades do dia".

TARDE COMEÇA E MAIS DE UM MILHÃO JÁ SAÍRAM ÀS RUAS
As imagens das manifestações da manhã em todo o país são impressionantes. Mais de um milhão de pessoas saíram às ruas, talvez o dobro ou o triplo disso. Até o início da tarde desta quarta (15) já havia registro de manifestações em defesa da Educação em todos os Estados e centenas de cidades, inclusive as pequenas. Alguns destaques da manhã, foram Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte com mais de 100 mil pessoas em cada uma delas. Em Brasília e Campinas, mais de 50 mil. São esperadas manifestações ainda maiores durante a tarde, com mobilizações em larga escala em São Paulo, Rio, Porto Alegre, Recife e outras centenas de cidades. 

Jair Bolsonaro pode ter lançado gasolina na fogueira ao afirmar na manhã desta quarta em Dallas, no Texas, ao xingar os estudantes brasileiros de "idiotas" e afirmar que os quase 14 milhões de desempregados do país, em grande parte, "não têm qualquer qualificação".

A convocação do ministro da Educação para depor na Câmara dos Deputados, às 15h, é outro fato que pode agravar ainda mais a situação para o governo Bolsonaro. Até aliados estão dizendo que Abraham Weintraub precisa ser demitido. O Líder do Podemos,sair o deputado federal José Nelto (GO), afirmou hoje esperar que o ministro da Educação, deveria sair demitido da sessão: "ele tem que entrar ministro e sair daqui ex-ministro".

Veja algumas imagens das manifestações desta manhã: 

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário