AL-BA: PEDIDO PARA INSTALAÇÃO DA COMISSÃO DAS BARRAGENS SERÁ PROTOCOLADO NESTA SEGUNDA

Sábado, 09 de fevereiro de 2019
O deputado Júnior Muniz (PP), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa (AL-BA), junto com o deputado TUM (PSC), protocolam nesta segunda-feira (11) junto a presidência da Casa um pedido para instalação da Comissão das Barragens. A comissão provisória englobará o tema das barragens, energias renováveis, fiscalização dos parques eólicos e Rio São Francisco. 

A tragédia de Brumadinho, com o rompimento da barragem, ocorrida dia 25 de janeiro, em Minas Gerais deixando 154 mortos e mais de 180 desaparecidos, motivou os parlamentares a darem atenção maior às barragens na Bahia. “Vou protocolar esse pedido por conta do acidente de Brumadinho e a falta da fiscalização das barragens. O governo federal também vai fazer investimento alto no setor das barragens e eu já tinha preparado o documento”, explicou Júnior Muniz, em conversa com o Bnews neste sábado (9). Conforme ele, a ideia é abranger as barragens em uma comissão que já existia em outrora na Casa, que é a do Rio São Francisco. 

O deputado TUM, que também será membro da Comissão, caso seja aprovada, afirmou que é preciso dar segurança às pessoas. “Sou membro da Comissão de Infraestrutura e Meio Ambiente. A região do Norte da Bahia, a qual represento, é muita seca e temos interesses de programar algumas audiências públicas para poder tratar do tema da seca e também de todas as barragens. Vamos ter uma comissão provisória e fazer uma visita técnica, um tema importante que é a segurança das pessoas que ali residem”, disse, ao Bnews. 

O governador Rui Costa (PT) recentemente afirmou que já encomendou um projeto de lei que proíbe a construção e operação de barragens “amontantes”, do modelo da que rompeu em Brumadinho, no estado da Bahia. 

Por: Tamirys Machado do BNews

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário