“SOMOS INIMIGOS DO FASCISMO”, DIZ TORCIDA GREMISTA; ANITTA, MARÍLIA MENDONÇA E DANIELA MERCURY DIZ "ELENÃO"

Domingo, 23 de Setembro de 2018
Mais uma torcida de times brasileiros se manifesta contra o candidato da extrema-direita a presidente, Jair Bolsonaro (PSL). Seguindo a tendência de corintianos, palmeirenses, santistas, flamenguistas e colorados, a torcida do Grêmio divulgou nota em que diz ter orgulho da "luta dos povos contra a discriminação e o fascismo". 

"Somos frutos desta luta, ferro forjado nesta resistência, desta luta dos gremistas e não gremistas! Somos inimigos do fascismo e nazismo", diz o texto da torcida Democracia Gremista. 


Leia, abaixo, o manifesto na íntegra:



Democracia Gremista: #EleNão #EleNunca

Nós da DEMOCRACIA GREMISTA nascemos da luta para democratizar o GRÊMIO, o futebol e a sociedade. Somos mulheres e homens, em essência, azuis, pretos e brancos, mas também somos de todas cores do arco-íris!

Como gremistas temos orgulho das nossas façanhas, dos títulos, da raça charrua, da entrega, da vontade em campo, da instituição e da sua torcida. Temos orgulho de ter um hino composto por um dos maiores poetas da música popular brasileira, negro! Temos orgulho da estrela em nossa bandeira representar um tricampeão do mundo que prematuramente nos deixou, negro!

Também temos orgulho da luta dos povos contra a discriminação e o fascismo! Somos frutos desta luta, ferro forjado nesta resistência, desta luta dos gremistas e não gremistas! Somos inimigos do fascismo e nazismo. Nunca esqueceremos de gestos históricos como a Partida da Morte do Dynamo de Kiev, que derrotou o time do exército nazista (leia aqui sobre a partida).

Temos orgulho e resistimos juntos com nossas torcedoras, mulheres que ainda são vítimas de machismo e misoginia nos estádios e arenas de futebol. Resistimos juntos, com elas e com todos que, mesmo em 2018, ainda são vítimas da homofobia e racismo e que convivem com cânticos discriminatórios de muitas torcidas (inclusive da nossa!), apesar da linda experiência histórica que tivemos com a COLIGAY.

Como não poderia ser diferente, entendemos o futebol como reflexo da sociedade: se lutamos para democratizar o Grêmio, também lutamos por uma sociedade democrática: livre de tudo aquilo que condenamos. Neste sentido não poderíamos nos calar! Neste processo eleitoral temos lado, que é da defesa da democracia!

Para o Brasil não mergulhar no mar do atraso:
Não admitimos candidato fascista!
Não admitimos candidato racista!
Não admitimos candidato misógino!
Não admitimos candidato machista!
Não admitimos candidato homofóbico!
Não admitimos candidato xenófobo!

#EleNão #EleNunca


Daniela Mercury desafia Anitta a apoiar ato contra Bolsonaro

A cantora Daniela Mercury convidou todas as mulheres a participarem de um ato contra o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), no próximo dia 29 de setembro. Um movimento de mulheres tem utilizado a hashtag "EleNão" para mostrar a rejeição ao nome do deputado federal.

Em um vídeo publicado no Instagram, Daniela ainda convocou Anitta a apoiar o ato - a cantora carioca foi criticada por não ter se manifestado contra o candidato. "Ele não porque ele é machista, ele não porque é homofóbico, ele não porque é racista, ele não porque é um atraso à nossa democracia. E eu gostaria de desafiar a minha amiga Anitta pra apoiar o movimento #EleNão. Vamos, Anitta?", convidou a baiana.



Anitta apoia movimento contra Bolsonaro e desafia Ivete e Leitte a se posicionarem

A cantora Anitta aderiu oficialmente ao movimento #EleNão, que surgiu nas redes sociais como uma campanha contra o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL). Após ser desafiada pela cantora Daniela Mercury, a carioca publicou um vídeo em seu Instagram dizendo que não só não apoia o deputado federal, como também concorda com o movimento contra ele.

"Eu quero aproveitar essa oportunidade pra deixar claro pra vocês de uma vez por todas, se ainda não ficou, que eu não apoio o candidato Bolsonaro. Eu também quero deixar claro que em momento nenhum eu desmereci a hashtag. Eu só quis dizer pra vocês que, além de se posicionar com uma hashtag, a gente pode fazer durante a nossa vida, são os nossos dias também, as nossas atitudes, que mostram a nossa luta contra o preconceito, contra o racismo, o machismo, a homofobia, a nossa luta pelas minorias", defendeu.

Anitta, que foi criticada por não se poscionar contra o candidato acusado de ações homofóbicas, aproveitou para desafiar outras cantoras que também têm um público LGBT forte. "Como eu sou a favor da democracia, eu apoio o uso da hashtag EleNão, e quero desafiar pra essa campanha Ivete Sangalo, Cláudia Leitte e Preta Gil", convocou.



Após Anitta, Marília Mendonça se também se posiciona: 'Com certeza sou #elenão'

Participando pela terceira vez consecutiva do Salvador Fest, a cantora Marília Mendonça também deu sua voz sobre os protestos políticos às vésperas das eleições. Na coletiva de imprensa, a sertaneja declarou: "Com certeza a Marília Mendonça é #EleNão", declarou, deixando explícito que não compactua com os posicionamentos do candidato à Presidência Jair Bolsonaro, que ficou conhecido por tecer comentários de cunho machistas e homofóbicos.

Além disso, a artista negou mais uma vez que tenha algo - além de amizade - pelo sertanejo Henrique, que faz dupla com Juliano. No papo, ela afirmou que ele é seu padrinho de carreira e esses rumores sempre existiram, mas decretou: "Sem chances". Por fim, Marília pontuou que a grade do Salvador Fest esse ano seria a escolha perfeita para qualquer festa que ela organizasse.


Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Um comentário:

  1. Vai estudar primeiro, o que é fascismo... Que vergonha...
    Sei que vcs não estão preocupada com a minha opinião, mas eu estou preocupadíssima com o meu país. O caso é mto sério... E vcs preocupada com mimimi de imprensa manipuladora... Põe a mão na consciência, o Brasil está na UTI. E vcs brincando dentro de uma bolha. Todos iram prestar conta com Deus. Querendo ou não. Beleza e dinheiro, não são eternos.

    ResponderExcluir