MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO RECOMENDA SUSPENSÃO DO SÃO JOÃO DE PETROLINA, PE

Quarta-feira, 06 de Junho de 2018
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) divulgou no Diário Oficial do estado desta quarta-feira (6), uma recomendação à administração pública de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Na publicação, o Ministério solicitou que a prefeitura adote medidas de enfrentamento aos efeitos da paralisação dos caminhoneiros, entre elas o cancelamento de qualquer festejo junino realizado com renda pública.

O documento assinado pelo 2º Promotor de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, Carlan Carlo da Silva, discorre também sobre o cancelamento de processos licitatórios para festividades de junho, abstenção de autorização de despesas com presentes, festas, confraternizações, além de outras medidas que possam burlar a caracterização de desvio de finalidade de recursos públicos. O Promotor ressaltou no documento, a declaração de situação de emergência adotada pela gestão municipal no dia 28 de maio.

Em nota, a prefeitura de Petrolina alegou que o prefeito Miguel Coelho revogou o decreto que declara situação de emergência no município, e por isso não cabe à gestão acatar a recomendação do MPPE. A nota diz ainda que a realização do São João não terá alteração no planejamento.

Confira a nota da prefeitura de Petrolina
A prefeitura informa que o ‘São João de Petrolina’ continua sendo estruturado, sem quaisquer alterações no planejamento, a fim de se manter como o maior e mais forte do Brasil. O evento segue agendado para o período de 15 a 23 de junho deste ano, da mesma forma que todos os outros festejos juninos que integram a programação oficial do município, como Jecana, Concurso de Sanfoneiros e a Corrida dos Namorados, entre outros.

Nesta terça-feira (5), o prefeito Miguel Coelho publicou no Diário Oficial do Município a revogação do Decreto n° 040/2018, que declarou situação de emergência em Petrolina no dia 28 de maio devido à crise dos combustíveis, e portanto, não caberia à gestão acatar a recomendação n° 03/2018 do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que trata sobre ações relacionadas ao enfrentamento dos transtornos decorrentes do movimento de paralisação nos serviços de transporte rodoviário’. Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Petrolina reforça o respeito e a confiança nas instituições que compõem o Poder Judiciário.

A prefeitura informa ainda que, desde o início da greve, estabeleceu um plano de contingenciamento e criou um Comitê Gestor, conseguindo diminuir consideravelmente os transtornos causados durante e após a paralisação. Além disso, reforça que os serviços já estão normalizados no município.

Vale ressaltar ainda que o São João de Petrolina tem grande relevância para a economia local. Só neste período, mais de R$ 200 milhões são injetados na economia da cidade, gerando cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos, uma vez que 84% dos estabelecimentos comerciais contratam novos funcionários. Além disso, a rede hoteleira atinge 100% de ocupação dos cerca de 2 mil leitos disponíveis no município. Dessa forma, o 'São João de Petrolina' se configura como o maior evento realizado pelo poder público municipal, garantindo retorno financeiro para a cidade e novas oportunidades de cultura, lazer e entretenimento.

Por G1

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no FacebookCurta aqui.
Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário