PROJETO OCUPA ESPAÇOS CULTURAIS DE PETROLINA COM O HÁBITO SAUDÁVEL DA LEITURA

Terça-feira, 08 de Abril de 2018
Depois da criação de uma biblioteca volante – o ‘Fuscateca’ - e de arrecadar e distribuir livros entre comunidades carentes, o mais novo projeto dos clubes ‘Leia’ e ‘Leia Mais’ vai ocupar literariamente e literalmente alguns espaços culturais de Petrolina - PE. 

A proposta teve início na manhã do último sábado (5), em meio ao verde e à sombra das árvores do parque Josepha Coelho. Os sócios, alunos do 6º ao 8º Ano do Ensino Fundamental (Leia) e do 9º Ano a 3ª série do Ensino Médio (Leia Mais) do Plenus Colégio e Curso, realizaram a reunião mensal dos clubes com uma verdadeira roda de leitura. 

A ideia, segundo o professor e coordenador do projeto, Genivaldo Nascimento, é oxigenar o saudável hábito da leitura com encontros em lugares com referências culturais marcantes. “Nossas reuniões até então aconteciam somente na Biblioteca da escola. Com este projeto vamos despertar também o sentimento de pertencimento dos alunos a partir do contato mais próximo com as raízes e as referências de espaços, a exemplo da Biblioteca Cid Carvalho, Lula Cardoso Ayres e a galeria Ana das Carrancas”. 

Para Nicole Albuquerque, de 15 anos, que estuda o 1º Ano e faz parte do clube desde janeiro último, a iniciativa já está aprovada. Garantindo estar muito confortável e à vontade em meio à paisagem do parque, ela falou do livro ‘O Teorema Katharine’, de Jonh Green, que acabou de ler. Ao seu lado, outro sócio, Kelvin Mascarenhas, também da mesma idade e do mesmo ano, relatou suas impressões da obra ‘Diário de Anne Frank’. 

Após a narrativa de cada um dos sócios, o grupo avalia as obras e trocando ideias recomenda aos colegas as próximas leituras de cada um. “Eles gostam mais dos gêneros literários épico, lírico e dramático e essas rodas de leitura e troca de livros funcionam como gatilhos motivadores”, pontuou. 

Nascimento lembrou ainda que em cada encontro os alunos acumulam cinco pontos e que ao final do projeto serão convertidos em um Vale-Livro, que poderá ser descontado em livraria e sebos de Petrolina e Juazeiro. Estes pontos também poderão se transformar em notas nas disciplinas de Redação, Português e Literatura. 

De acordo com a diretora pedagógica do colégio, Sílvia Santos, os clubes de leitura foram criados pela professora Simone Ramos (in memorian) em 2009 com 20 sócios e uma vontade enorme de crescer. “Hoje contamos com mais de 100 integrantes distribuídos no Viva Leitura (Plenus Junior- Educação Infantil), Leia (alunos do 6º ao 8º ano) e Leia Mais (do 9º ano a 3º Ano)”, concluiu Silvia Santos. 

Carlos Laerte
CLAS Comunicação & Marketing

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no FacebookCurta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário