MESMO COM PRIMEIRAS CHUVAS, NÍVEL DO RIO SÃO FRANCISCO NA REGIÃO DE BOM JESUS DA LAPA CONTINUA BAIXO

Sábado, 18 de novembro de 2017
Em Bom Jesus da Lapa, região do Oeste da Bahia, uma das principais cidades banhadas pelo São Francisco, o rio é a principal fonte de vida dos ribeirinhos, que vivem e sentem as transformações do Velho Chico ao longo dos anos, e afirmam que 2017 está sendo um dos anos mais difíceis e secos já enfrentados na região. Situação comprovada através de medições e estudos de entidades e representações sociais do Território do Velho Chico, formados por 16 cidades, que alertam: o rio São Francisco está ameaçado diante da crise hídrica.

Um vídeo divulgado nas redes sociais e publicado em alguns sites, mostrando, supostamente uma elevação das águas do Rio São Francisco, de cerca de 1,5 metro no último fim de semana na região de Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, deixou muitos ribeirinhos surpresos e outros felizes com a possibilidade de mudança com o amento das águas da principal fonte de abastecimento hídrica do município.

O site, que tem acompanhado essa situação desde o início do ano, visitou alguns locais do rio na manhã desta segunda-feira(13) e fizemos uma comparação com imagens tiradas no final de julho. Conversamos com alguns ribeirinhos e com Dona Maria Alice, que é responsável por fazer a medição metodológica e do nível do Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa há mais de 20 anos, na localidade da Barrinha, ela que envia as informações sobre o nível de cheias para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho.

“Olha teve uma pequena mudança, mais é muito pequena. Se você olhar para os pontos, nas ilhas, em locais que ficam escondidos quando o rio sobe, todos continuam de fora. Não começou a chover de verdade nas partes de cima, nos rios que abastecem o São Francisco. Só veremos mudança quando esses rios subirem o nível também”, disse o senhor Antônio, pescador.
Foto tirada no mês de julho/2017. Dona Maria Alice  conta como era a captação de água na comunidade ribeirinha de Barrinha. “A bomba que leva água para a caixa da comunidade ficava aqui, pela primeira vez tivemos que mudar para o outro local, os moradores tiveram que abrir uma canal para a água ficar entrando no local da captação onde o motor puxa “/Foto: José Hélio/Site Notícias da Lapa
Dona Maria Alice apresentou as leituras feitas por ela nos últimos dias, e afirmou que a mudança do nível do rio foi mínima. Afirmou que as medições estão marcando 2 metros deste de julho, e no sábado chegou a 2, 90 metros, no domingo subiu para 2,92, e hoje, segunda -feira(13) voltou para 2,90 metros. Os dados apresentados mostram que o nível do rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa, teve apenas um pequeno aumento do nível de 0,92 cm no domingo(12). Ou seja, um aumento bem discreto.

Dona Alice afirmou ainda que choveu pouco em Bom Jesus da Lapa, mostrando as medições pluviométricas. “Dia 8/11 choveu 5,7 milímetros, e domingo(12), 2,1 milímetros”.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) fez uma filmagem aérea, utilizando um aeronave não tripulada (drone), do rio São Francisco na tarde desta segunda-feira(13), nos pontos mostrados pelo vídeo que foi divulgado pelas redes sociais de Bom Jesus da Lapa. Novamente a informação oficial é de que o rio está enchendo, porém ainda não suficiente para manter as médias da cota histórica do Rio. “A cota média (posto Bom Jesus da Lapa) no dia 10/11 era de 70 cm, uma vazão de 624 m³/s. A cota hoje(13) é 90 e a vazão de 706 m³/s. Portanto, nesses 4 dias o rio subiu 20 cm e a vazão aumentou 13%, afirmou Demétrio Pascoal, Assessor de Comunicação.

Demétrio frisou ainda que a cota (medição) é determinada pela régua que a Chesf coloca no posto de medição no Rio. E Bom Jesus da Lapa tem um posto de medição com uma cota da sua régua.

Nesta segunda-feira, boas chuvas caíram em Bom Jesus da Lapa e a previsão ainda é favorável para a terça-feira, com pelo menos 31 milímetros de água esperados entre a manhã, tarde e noite.


Acompanhe as publicações do BdoZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário