VICE-PREFEITO MORRE AOS 57 ANOS APÓS ACIDENTE DE CARRO; ELE CHEGOU A SER HOSPITALIZADO, MAS NÃO RESISTIU E FALECEU NA MANHÃ DESTA SEXTA (12)

Sexta-feira, 12 de agosto de 2022
O vice-prefeito da cidade de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, morreu vítima de um acidente de carro. A batida entre o veículo e um cavalo aconteceu na noite de quinta-feira (11) e ele chegou a ser hospitalizado, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na manhã desta sexta-feira (12).

Conhecido popularmente como Rangel, Milton Rodrigues Santana tinha 57 anos. Ele estava internado no Hospital Regional de Teixeira de Freitas, que fica a cerca de 100 km de Nova Viçosa. Rangel voltava de uma reunião política em Teixeira de Freitas, quando o carro que ele estava foi atingido por um animal.

O vice-prefeito estava de carona com dois amigos – sendo que um deles dirigia o veículo – e a esposa. O impacto com o animal foi exatamente no banco frontal de passageiro, onde ele estava. O político teve uma forte pancada na cabeça. A esposa e os dois amigos de Rangel tiveram ferimentos leves e não precisaram ser hospitalizados.

Rangel sofreu morte cerebral e a família optou por doador os órgãos dele, por isso, ainda não há informações sobre o sepultamento. A prefeitura de Nova Viçosa emitiu uma nota de pesar pela morte do vice-prefeito. Rangel deixa a esposa e dois filhos.

Na última semana, a cidade de Nova Viçosa entrou em evidência, depois que a prefeitura demoliu de uma das casas do artista plástico polonês Frans Krajcberg, na quarta-feira (10). No dia anterior, terça (9), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), solicitou reforço policial e registrou queixa na delegacia, contra a derrubada.

Krajcberg morreu aos 96 anos, em 2017 e deixou, em testamento, todo o acervo para ser administrado pelo Estado da Bahia, que repudiou o ato e classificou a destruição como uma "ação criminosa". O diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos de Oliveira, comentou a situação.

“É mais um ato unilateral de força e de completo desconhecimento da preservação da memória – não só do patrimônio de Nova Viçosa, como do patrimônio do artista. Apesar da PGE já ter feito uma investidura, abriu uma ocorrência na delegacia local, o estado foi surpreendido com a demolição do imóvel. Trata-se de um ato ilegal, um ato de força e irresponsável, sobretudo", avaliou João Carlos.

João Carlos argumentou que a casa fica em um ponto importante para a história da cidade, e que a preservação do imóvel significa também a conservação da cultura local.

"É uma casa no Centro Histórico da cidade onde ele tinha uma embarcação, onde ele fazia passeios no mangue, tirava fotografias, ou seja, é um imóvel muito importante para contar esse legado e contar também essa história da memória do artista que foi Krajcberg e principalmente no sentido do olhar, da preservação da natureza. Lá, naquele largo onde está essa casa, está a igreja matriz da cidade".

"Então essa demolição demonstra também uma falta de interesse pela preservação e pela memória do próprio município, principalmente pelo acervo edificado".

Além da demolição do bem de um artista, o diretor-geral do IPAC também falou sobre a irregularidade da destruição do imóvel que era administrado pelo estado.

"O mais agravante é adentrar um imóvel que é de outro ente federativo, e o pior de tudo: vai diretamente de encontro à memória do próprio artista. Krajcberg pensou essa ocupação do território exatamente para usar a região, a reserva de Mata Atlântica, o mangue, como local que ele pudesse fazer suas pesquisas e fazer essa grande denúncia da preservação do patrimônio natural do mundo".

"É mais um ato infeliz, no sentido de agredir a memória do artista, que acabou de fazer 100 anos e, com muito esforço e trabalho qualitativo”.

O que diz a prefeita?
A Procuradoria Geral do Municipio encaminhou ao g1 um vídeo em que a prefeita de Nova Viçosa, Luciana Machado, comenta a situação. Segundo a gestora, o imóvel estava abandonado e sem registro.

"Ali era uma casa totalmente abandonada há anos, não possui nenhum registro – verificamos no cartório –. Simplesmente possui uma matrícula que está sob o domínio geral do município. Então, eu queria chamar atenção para o Estado da Bahia, para que viesse fazer uma visita ao museu, ao Sítio Natura. A casa que Frans Krajcberg morava está sendo consumida pelos cupins".

A casa mencionada pela prefeita fica no Sítio Natura, uma área onde o artista manteve um ateliê desde que foi radicado no Brasil, no início da década de 1970. Krajcberg plantou mais de 10 mil mudas de espécies nativas de Mata Atlântica no local.

O imóvel demolido pela prefeitura fica na região do porto, no Centro Histórico de Nova Viçosa. De acordo com Luciana, no local está sendo construído um píer para os pescadores.

"Eu tenho feito investimentos e ali na beira do Porto já estamos na execução de um projeto de três píeres que estão melhorando, e vai melhorar a qualidade de vida dos pescadores e dos municípios".

Acervo sob salvaguarda
A casa demolida pela prefeitura faz parte do acervo edificante de Frans Krajcberg, que era radicado em Nova Viçosa e deixou seus bens e espólio para a Bahia, em testamento. Em nota, o governo do estado afirmou que "o ato ilegal da prefeitura de Nova Viçosa atenta não apenas contra decisão judicial expressa, como também viola a memória do grande artista".

A PGE informou que tomar medidas judiciais e extrajudiciais pelo caso. Frans Krajcberg foi pintor, escultor, artista plástico e fotógrafo, que participou ativamente de denúncias de crimes ambientais no Brasil.

Em 2009, ele foi nomeado cavaleiro da Ordem do Ipiranga pelo Governo do Estado de São Paulo. Ele foi radicado no Brasil em 1972, e passou a morar em Nova Viçosa, onde manteve o ateliê no Sítio Natura.
Vice-prefeito de Nova Viçosa morre após acidente de carro na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Do G1

Acompanhe as publicações do InstagramFacebook e Twitter.

Sabia que o Blog do Zé Carlos Borges está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

➤ Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário