JUAZEIRO: HOMEM COM DOENÇA DE CHAGAS ESPERA HÁ MAIS DE TRÊS MESES POR CIRURGIA CARDÍACA

Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020
Um idoso de 66 anos diagnosticado com doença de chagas, e que está internado em um hospital de Juazeiro, no norte da Bahia, espera há três meses por uma cirurgia.

José Pereira da Silva descobriu a doença há 7 anos, e o problema de saúde comprometeu o funcionamento do coração. Ele está internado no Hospital Promatre.

"Ele foi transferido para cá no dia 28 de outubro, para fazer esse procedimento que se chama ablação de vias de arritmia. Ele já usa o marcapasso, porém não está resolvendo esse problema no coração, e só após essa ablação que ele vai ter vida normal, segundo os médicos", disse Francinete Pereira, filha do paciente.

A família buscou a Justiça, que determinou que o estado providenciasse com urgência a transferência do paciente para um hospital de referência em cardiologia. O paciente conseguiu a transferência para o Hospital Ana Nery, em Salvador, mas, ao chegar na unidade, não conseguiu fazer o procedimento.

"Segundo o hospital disse pra gente, lá não realizaria o procedimento de ablação e que ia trocar apenas o gerador e devolver o paciente para o hospital de origem. A família ficou muito aflita com esta resposta e o paciente também, tanto que ele não estava aceitando voltar para cá para o hospital. Foi frustrante para todo mundo", explicou a filha do idoso.

Após o ocorrido, Francinete procurou a Justiça novamente e foi orientada a fazer uma cotação de preço em hospitais particulares. Com os valores, a Justiça vai pedir um bloqueio de verba para a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) para que a cirurgia seja feita em uma rede particular.

"Está sendo impossível, porque os hospitais não dão a cotação, porque precisa vir um médico para avaliar o paciente primeiro aqui na Promatre", completou Francinete.

Por meio de nota, a Sesab informou que a central de regulação está em busca de uma unidade que atenda o perfil do idoso.

Por Joyce Guirra, Jornal da Manhã

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

➤ Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário