CONSULTORES DE EMPREENDIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR APOIADOS PELO GOVERNO DO ESTADO PARTICIPAM DE OFICINA SOBRE PLANOS DE NEGÓCIOS

Domingo, 26 de Janeiro de 2020
Reafirmar os parâmetros e definições sobre a elaboração participativa dos planos de negócios visando o mercado das organizações produtivas, esse foi o principal objetivo da Oficina de Nivelamento sobre Plano de Negócios, realizada nesta sexta-feira (24), em Feira de Santana. O evento, promovido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), integra as ações de capacitação do projeto Bahia Produtiva.

Participaram do evento dirigentes e equipe técnica da CAR/SDR, consultores e consultoras dos empreendimentos selecionados nos editais do Bahia Produtiva , dirigentes e consultores do Sebrae. A programação contou com a apresentação de um balanço completo sobre o processo de elaboração participativa dos planos de negócios, com foco no mercado, junto a organizações produtivas apoiadas pelo projeto Bahia Produtiva e a revisitação sobre metodologia, conteúdos e procedimentos na elaboração dos planos de negócios com foco no mercado, entre outros temas.

"Com os consultores o objetivo é alinhar as informações, discutir sobre as falhas e aperfeiçoar a execução dos planos. Trocamos experiências para que os planos de negócios sejam melhor fundamentados do que os anteriores. A questão da gestão, da assistência técnica e extensão rural (Ater), o envolvimento das empresas da iniciativa privada e o fortalecimento da base produtiva, são fundamentais e têm demonstrado eficiência no ganho de renda dos produtores, e estamos revendo todos esses aspectos com os consultores para que eles possam atuar, buscando sempre contribuir para esse resultado", destacou Gilberto Andrade, da Coordenação de Análise e Acompanhamento do Bahia Produtiva.

O consultor credenciado pelo Bahia Produtiva, que também atua no Sebrae, Alécio Mascarenhas, pontuou que o Bahia Produtiva moralizou o investimento na zona rural da Bahia: "Antes os projetos eram feitos de uma forma um pouco menos qualificada. Agora não, há a exigência do plano de negócios, para verificar a viabilidade dos investimentos, para só depois os recursos chegarem para as comunidades. Claro que nós, como consultores, temos o papel de filtrar, ver se o investimento é o mais adequado, ou reestruturar a proposta junto aos agricultores. A gente já pode ver os avanços em todas as cadeias produtivas, tanto no aspecto interno das instituições, que agora que estão com melhores processos, com uma relação melhor com o mercado, melhorando o seu sistema produtivo e também sua relação externa, preparando as pessoas para se relacionarem com diversos agentes, sejam de Governo ou de acesso ao mercado. Agora estamos aptos a ter planos mais qualificados e mais ágeis, para conectar o campo ao mercado".

O Bahia Produtiva realiza, permanentemente, um processo de avaliação das diversas atividades do projeto, incluindo consultores, representantes de cooperativas, assistentes territoriais, entre outros profissionais que atuam no projeto, para a troca de informações na busca da melhoria da sua execução. São realizadas também capacitações com agentes comunitários rurais (ACRs), a partir da área de atuação, a exemplo da bovinocultura de leite e caprino-ovinocultura, a fim de aprimorar os processos.

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

➤ Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário