BAHIA: VERTICALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE OVOS CAIPIRA É TEMA DE REUNIÃO

Terça-Feira, 20 de Agosto de 2019
A produção de ovos de galinhas caipiras está crescendo e transformando a realidade de cerca de 1500 famílias apoiadas pelo projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). São 75 projetos implantados em toda a Bahia, que significam a criação de 600 mil galinhas e a produção de 480 mil ovos por dia.

Dado ao volume expressivo, a CAR está buscando verticalizar essa produção e, nesta terça-feira (20), gestores do projeto se reuniram com representantes da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Para o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, o objetivo é viabilizar os investimentos que já foram feitos: “Precisamos que esses agricultores acessem mercado e tenham uma unidade apropriada para esta finalidade. Deixar os ovos em condições de irem para as prateleiras dos supermercados”.

O representante da Embrapa Agroindústria, sediada no Rio de Janeiro, Eduardo Henrique Miranda, apresentou uma proposta de planta agroindustrial que serve para o beneficiamento do ovo de galinha caipira: “A Bahia se adianta quando o assunto é agricultura familiar e a Embrapa tem uma proposta que se encaixa nesse perfil. Uma unidade prática e com baixo custo”.

Segundo o assessor especial da CAR, Ivan Fontes, a proposta é de uma planta adequada, que vai recepcionar os ovos de galinha caipira, fazer as devidas classificações na embalagem: “Esses ovos já são comercializados nas comunidades rurais e nas feiras da cidade. Queremos fazer com que esses ovos cheguem ao mercado e atenda às características técnicas exigidas pela especificação animal”.

O diretor de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária da Adab, Willedesmon Santos, lembrou que este ano a agência regulamentou os requisitos estruturais para as agroindústrias da Bahia e aprovou as normas gerais: “O próximo passo são as normas específicas. Queremos passar a expertise para o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para que possam registar os seus estabelecimentos nessas normas. Estamos inserindo no nosso diálogo esse tema de ovos caipira”.

A proposta será estudada e, com as observações feitas pelos técnicos da agência, durante a reunião, sofrerá as alterações necessárias. Em outubro, o grupo se reúne novamente para discutir a implementação da ação.

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

➤ Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário