SESC PETROLINA RECEBE NESTA QUINTA-FEIRA (18/07) O SONORA BRASIL

Apresentação dos grupos Teko Guarani e Nóg Gã acontece a partir das 20h30 na unidade

O canto e a cultura indígenas estarão em evidência na noite desta quinta-feira (18/07) no Sesc Petrolina. É que a unidade vai receber nova edição do Sonora Brasil, às 20h30, com entrada aberta ao público. 

O Grupo Teko Guarani é da Aldeia Tekoa Anhetenguá, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre (RS). Lá, vivem 16 famílias Mbyá-Guarani. Já o Grupo Nóg Gã é composto por indígenas da região de São Leopoldo (RS). É composto por indígenas de diversas aldeias Kaingang. 

O coral infanto-juvenil Grupo Teko Guarani utiliza o mbaraká (violão) com cinco cordas e cada uma representa uma divindade Mbyá: Tupã, Kuaray, Karaí, Jakairá e Tupã Mirim. O ravé (violino/rabeca) possui três cordas e é considerado um instrumento de invenção indígena. O mbaraká miri (chocalho) e o angu´á pú (tambor) têm funções primordiais na sustentação do andamento e ritmo musicais, além da importância no estabelecimento da conexão com as divindades. Já o Grupo Nóg Gã utiliza as lanças de guerra como instrumento percussivo. Em contato ao chão, realizam simbolicamente uma demarcação e embasam ritmicamente as marcas coreográficas.

Sonora Brasil 
O Sonora Brasil é considerado o maior projeto de circulação musical do país, realizando aproximadamente 450 concertos por ano, passando por mais de 100 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. O projeto possibilita à população o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc visando à formação de plateia. Para os músicos, propicia uma experiência ímpar, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos e, consequentemente, estimulando suas carreiras.

Sesc 
O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar o site

Serviço – Sonora Brasil
Data: 18 de julho
Hora: 20h30
Local: Sesc Petrolina (Rua Pacífico da Luz, 618. Centro)
Informações: (87) 3866.7474

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

➤ Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário