PETROBRAS REDUZ PREÇO DA GASOLINA NA REFINARIA EM 4,4% NESTE SÁBADO (25); DIESEL FICA ESTÁVEL

Sábado, 25 de maio de 2019
A estatal Petrobras reduzirá os preços da gasolina em suas refinarias em 4,4%, em média, a partir do sábado, um corte de 0,0907 real por litro, enquanto o diesel seguirá estável, segundo informações no site da companhia nesta sexta-feira.

O reajuste, primeiro na gasolina desde 30 de abril, acontece em uma semana em que o mercado de petróleo marcou o pior desempenho de 2019, com o barril do Brent, referência internacional, recuando 4,5% desde segunda-feira.

Houve também valorização do real, que iniciou a semana cotado a cerca de 4,08 reais por dólar, ante cerca de 4,02 reais nesta sexta-feira.

A Petrobras decide sobre os preços dos combustíveis com base em fatores como a cotação internacional do petróleo e o câmbio, mas uma sistemática em vigor desde setembro prevê o uso de operações de hedge para permitir um espaçamento maior entre os reajustes.

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Um comentário:

  1. O problema é que quando há variação para mais, o preço nos postos aumentam imediatamente; mas quando há variação para menos (redução dos valores comercializados nas refinarias), os preços nos postos não diminuem, permanecem inalterados.

    Isso se dá porque o preço final ao consumidor, nas bombas, depende de cada empresa revendedora e dos próprios postos de combustíveis, tendo em vista que os postos são empresas privadas e, portanto, obedecem às regras do livre comércio, vale dizer, praticam o preço que quiserem.

    Uma forma eficaz de se reduzir o preço da gasolina sem a interferência do mercado seria a redução dos tributos que incidem sobre o valor final pago pelo consumidor. Hoje, cerca de 44% do valor da gasolina derivam de tributos, sendo 29% de ICMS (recolhido pelos Estados) e 15% de Cide e PIS/Cofins (recolhidos pela União).

    Ora, se se reduzisse a tributação de ICMS de 29% para 23% e dos demais tributos incidentes sobre a gasolina de 15% para 12%, calcula-se que o preço médio nacional da gasolina nas bombas (consumidor final) ficaria hoje em R$ 2 reais, o que resultaria em grande economia para o consumidor, sobretudo para os que fazem uso frequente do carro nas suas atividades diárias.

    Mas entre nós, parece que é mais fácil ver "jesus trepado na goiabeira" do que ver o governo baixar imposto neste país.

    ResponderExcluir