OPERAÇÃO XAVIER PRENDE 7 ACUSADOS DE ENVOLVIMENTO EM ESQUEMA DE FRAUDES EM LICITAÇÕES, CONTRATOS E LAVAGEM DE DINHEIRO; VEREADORES SÃO AFASTADOS

Quarta-feira, 15 de maio de 2019
Uma operação do Ministério Público do Estado (MP-BA) e da Polícia Federal (PF) cumpriram na manhã desta quarta-feira (15) 7 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão em Ilhéus, no litoral sul baiano. A ação foi desencadeada para reprimir crimes contra a administração pública, fraudes em licitações e contratos e lavagem de dinheiro. Os supostos crimes teriam ocorrido entre 2011 e 2018, no âmbito da Câmara de Vereadores de Ilhéus.

Entre os presos, agentes políticos e empresários envolvidos em organizações criminosas “instaladas na Câmara de Vereadores de Ilhéus.” Denominada de Operação Xavier, a ação é uma continuação da Operação Citrus, que revelou esquema de corrupção na Câmara de Ilhéus. Além da Polícia Federal, participam da ação o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e a 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus.

Ainda segundo o MP-BA, a apuração ocorre há dois anos. Colaboraram com a operação a Coordenação de Computação Forense do Departamento de Perícia Técnica do Estado da Bahia, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, a Receita Federal em Itabuna e Ilhéus, o Banco do Brasil, o Tribunal de Contas dos Municípios, a Central de Apoio Técnico do MP, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), entre outros órgãos.

Dois ex-presidentes da Câmara são procurados por MP e PF
Dois ex-presidentes da Câmara de Vereadores de Ilhéus, no litoral sul, são procurados nesta quarta-feira (15) dentro da Operação Xavier. Os dois vereadores sãoTarcísio Paixão, que comandou a Casa entre 2015 e 2016, e Lukas Paiva, que presidiu o Legislativo local entre 2017 e 2018. Além deles, também são considerados foragidos um servidor da Câmara e um empresário.

A ação cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão após investigações que apontaram fraude em licitações e lavagem de dinheiro. A operação é um desdobramento da "Citrus" e é conduzida pelo Ministério Público do Estado, através da 8ª Promotoria de Justiça, e pela Polícia Federal.

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário