ESCOLAS ESTADUAIS SE DESTACAM EM PROJETOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Sábado, 15 de Dezembro de 2018
Escolas da rede estadual foram destaque, nesta sexta-feira (14), durante cerimônia de culminância dos projetos Educação que Transforma e Festival Tô Ligado na Energia, desenvolvidos pela Neoenergia Coelba, em parceria com a Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a World Wide Fund for Nature (WWF), com apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e secretarias de educação municipais. O evento, que aconteceu no auditório da sede da Odebrecht, contou com a apresentação de experiências realizadas nas escolas, palestra sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, além de apresentações culturais.

Durante a cerimônia, o coordenador de Relações Institucionais, Cláudio Santos, da Secretaria da Educação do Estado, destacou a importância das parcerias para fortalecimento e melhoria da educação. “Esse programa envolveu várias escolas, onde tivemos 89 professores capacitados para desenvolver atividades que promovam a conscientização e educação de estudantes com relação ao uso eficiente de energia na Bahia. A procura por essas parcerias é muito importante, quando temos a percepção que os desafios de melhorar a educação no país são muito grandes, e precisamos do apoio de todos, sejam empresas, órgãos e entidades”, afirmou.

Para a professora de matemática, Michelini Nunes, do Colégio Estadual Maria Quitéria, de Feira de Santana, a capacitação proporciona que os educadores possam trabalhar novas ações pedagógicas. “Achei excelente, porque nos motivou a realizar um trabalho com orientação, aumentando nosso olhar sobre a conscientização do uso da energia, fazendo a relação das disciplinas com o tema proposto”, disse.

A estudante Elen Silva, 15, do Colégio Estadual Manoel Vitorino, falou como a utilização da arte e cultura contribuiu para promover a conscientização do conhecimento e a mudança de hábitos no uso da energia. “Essas atividades despertam um maior interesse dos alunos, pois acabam envolvendo diversas ações que incluem música, teatro, dança e percussão. É uma imersão de conhecimentos e experiências que mobiliza toda a escola”, contou. 

Educação que Transforma
Na edição 2018, cerca de 89 professores estaduais participaram do curso Educação que Transforma, que possui carga horária de 30 horas, sendo 24 horas presenciais, divididas em três dias, mais 6 horas de práticas com aplicação da metodologia nas escolas. O objetivo é formar educadores que mobilizem as comunidades escolares sobre a utilização dos recursos naturais, compreendendo toda cadeia energética e incentivando o uso consciente de energia elétrica como forma de preservação do meio ambiente.

Tô Ligado na Energia
O objetivo do Festival é estimular o conhecimento e a mudança de hábitos, além de promover o aprendizado sobre o uso racional e seguro da energia elétrica de uma maneira divertida no ambiente escolar. Como parte da proposta, os alunos de cada escola se dividem em três equipes e participam de oficinas artísticas (teatro, dança, música, percussão, grafite), oficinas de laboratório criativo, jogos e tarefas que têm como foco os temas de energia elétrica, segurança e eficiência.

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário