CHESF IMPLANTA USINA SOLAR FLUTUANTE NO RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO, BA

Sábado, 03 de Novembro de 2018
Projeto de Pesquisa & Desenvolvimento da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) está chamando atenção de quem passa pelo Reservatório de Sobradinho (BA), um dos maiores em espelho d´água do mundo, no sertão da Bahia. É a Usina Fotovoltaica Flutuante, que está em fase de implantação e deverá entrar em operação em dezembro deste ano, com 1 MWp de capacidade instalada. Outros 4 MW deverão ser instalados no ano seguinte.

No último dia 24 de outubro, o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grudtner, acompanhado da diretoria da Chesf, visitou o canteiro de obras, próximo da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, por onde passarão os cabos elétricos da usina solar, que se conectarão ao Sistema Interligado Nacional.

“O foco deste projeto é a pesquisa, o desenvolvimento de tecnologia e a capacitação. Esse projeto integra o Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp), que já implantou, em sua primeira etapa, duas plantas fotovoltaicas, de 2,5 MWp , e que terá mais duas tecnologias heliotérmicas a serem estudadas”, explicou o presidente da Chesf, Fabio Alves.

Visita Técnica
O secretário Ildo Grudtner realizou visita técnica às instalações de geração e reservatórios da Chesf. Foi ao Complexo Paulo Afonso, onde conheceu as usinas, a cidade e a cultura local. Visitou, ainda, a Usina de Xingó (AL/SE) e o reservatório, local famoso nacionalmente por ser locação de filmes e novelas.

Também visitou o Museu Arqueológico de Xingó, que foi criado a partir de trabalho desenvolvido em parceria com a Chesf, no período da construção da usina, onde foi mostrada a importância da Chesf para o desenvolvimento do turismo da Região. Os gerentes regionais de Paulo Afonso e de Sobradinho, Elerson Silva e Raniere Farias, organizaram receptivos e acompanharam a diretoria juntamente com suas equipes.

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Um comentário: