RÚSSIA VAI ÀS URNAS PARA ESCOLHER PRESIDENTE; PUTIN É FAVORITO

Domingo, 18 de Março de 2018
A Rússia escolherá neste domingo (18) quem será o seu presidente pelos próximos seis anos. Com popularidade de 80% e quase 70% das intenções de votos, segundo institutos de pesquisa, o favorito do eleitorado de 110 milhões de pessoas é o atual presidente do país, Vladimir Putin.

Há 18 anos no poder, Putin concorre com sete candidatos. O oitavo seria o opositor Alexei Navalny, que foi considerado inelegível pela Justiça russa, sob o argumento de ter antecedentes criminais em um caso de corrupção que ele alega ter sido politicamente motivado.

Nenhum dos sete candidatos a chefiar o Kremilin consegue, segundo as pesquisas, obter 10% das intenções de votos. Eles representam diferentes setores da sociedade russa e diferentes gerações. Entre os representantes das velhas gerações de políticos estão, além de Putin, de 65 anos, o polêmico ultranacionalista do Liberal Democrático Vladimir Zhirinovsky, de 71 anos, e o líder do Partido Liberal Yabloko, Grigory Yavlinsky, de 65 anos.

Aos 58 anos, Pavel Grudinin é o candidato do Partido Comunista, que também é ultranacionalista. Sua candidatura representa uma surpresa porque a expectativa era de que quem entraria na disputa seria o veterano líder, Gennady Zyuganov.

A nova geração é representada pela única candidata mulher, Ksenia Sobchak, de 36 anos, que entrou na política recentemente. A lista de candidatos é completada pelo comunista - este de vertente stalinista - Maxim Suraikin, de 39 anos, o empresário Boris Titov, de 58, e o nacionalista Sergey Baburin, de 59.

A disputa pelo segundo lugar nas eleições está entre Grudinin e Zhirinovsky, que têm entre 6% e 7% dos votos. Grudinin é uma espécie de "magnata vermelho", que dirige a Lenin Sovkhoz, uma das empresas agrícolas mais bem-sucedidas da Rússia, e foi acusado insistentemente de ter grandes quantias de dinheiro e propriedades em outros países.

Candidato pela sexta vez e com uma margem entre 5,6% e 6,6% das intenções de votos, Zhirinovsky é conhecido por extravagâncias e discursos agressivos em relação ao Ocidente. Nesta campanha, atacou a apresentadora de televisão Ksenia durante um debate e disse que, caso seja eleito presidente, lançará um ataque preventivo contra os Estados Unidos.

Ksenia é uma popular apresentadora de TV na Rússia, filha do ex-prefeito de São Petersburgo Anatoli Sobchak , considerado mentor político de Putin,. Em uma das pesquisas, ela chegou a aparecer com 4% das intenções de voto, embora na maioria das pesquisas tenha alcançado apenas pouco mais de 1% das intenções.

É possível que o veterano economista Yavlinski - artífice das reformas econômicas de Mikhail Gorbachev – alcance um percentual próximo ao de Ksenia. Seu partido, o Yabloko, não tem representação parlamentar.

Titov é empresário. Ele dirige o Partido do Crescimento; Baburin. nacionalista, Titov já foi parlamentar pelo partido Rodina (Pátria). Já Suraikin é um comunista radical que alguns acreditam ter sido lançado como candidato estrategicamente para tirar votos de Grudinin.

*Com informações da Agência EFE

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário