COM ALTO INVESTIMENTO E DÍVIDA BAIXA, BAHIA ENCERROU 2017 EM EQUILÍBRIO FISCAL

Segunda-feira, 19 de Março de 2018
Segundo lugar em volume de investimentos entre os estados brasileiros nos últimos anos, com R$ 2,48 bilhões aplicados em 2017 em obras e ações que beneficiam diretamente a população, a Bahia também está no grupo dos menos endividados do país. A dívida consolidada líquida fechou 2017 equivalendo a 58% da receita corrente líquida, ou seja, numa situação hipotética, o estado precisaria de apenas metade da receita de um ano para pagar toda a sua dívida.

Definida pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) como um dos mais importantes parâmetros de equilíbrio das contas públicas, a regra estabelece que a dívida de um estado não pode ultrapassar o limite de duas vezes a sua receita.

Nos maiores estados brasileiros, a realidade neste quesito é bem diferente daquela registrada na Bahia: eles apresentam endividamento próximo ou acima do limite da LRF. Em pior situação no país, o Rio de Janeiro deve 270% de sua receita corrente líquida, ou seja, o governo carioca precisaria das receitas de quase três anos para pagar a sua dívida.

O Rio Grande do Sul, cujo índice está em 219%, também precisaria da receita de mais de dois anos para o mesmo propósito. Já Minas Gerais, com 186% e São Paulo, com 171%, estão muito próximos do limite máximo da LRF. Levando-se em conta o parâmetro estabelecido pela lei, pode-se observar que não é coincidência o fato de que os estados com os mais acentuados perfis de endividamento – Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais – estejam passando por grave crise fiscal, com atrasos salariais e comprometimento da prestação de serviços públicos.

Salários em dia
O Governo do Estado, por sua vez, de acordo com o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, também tem o seu equilíbrio fiscal atestado exatamente por esses indicadores do cotidiano da máquina pública: sob o comando do governador Rui Costa, a Bahia adotou medidas criteriosas de controle do gasto e seguiu ampliando a sua participação na arrecadação nacional do ICMS. Mesmo com as transferências da União tendo deixado de acompanhar a receita própria e perdido representatividade desde 2014, o que equivale um impacto de R$ 1,118 bilhão nas contas do ano passado, o governo baiano vem se mantendo rigorosamente em dia com a folha do funcionalismo e honrando os compromissos com os fornecedores.

“Permanecemos entre os poucos estados do país que pagam os salários dentro do mês trabalhado mesmo sob o impacto da crise econômica iniciada em 2015”, ressaltou Manoel Vitório. O Estado ainda vem cumprindo com folga, nos últimos anos, os percentuais estabelecidos pela Constituição para os gastos com Saúde e Educação.

Vitório lembrou ainda que a relação entre a dívida consolidada líquida e a receita corrente líquida já foi bem maior na Bahia: estava em 102% em 2006. “Isso significa que o Estado não pagaria sua dívida nem com a receita de um ano inteiro”, observa. A melhoria deste indicador até chegar à metade do percentual registrado há 12 anos deve-se, de acordo com o secretário, à constante amortização da dívida, associada ao esforço do fisco estadual para ampliação da arrecadação própria.

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário