FORD CORTA 10% DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS COM DEMISSÃO DE 7 MIL NO MUNDO

Segunda-feira, 20 de maio de 2019
A Ford informou nesta segunda-feira, 20, que vai cortar cerca de 7.000 empregosem todo o mundo até o fim de agosto, o equivalente a cerca de 10% de sua força de trabalho. A redução faz parte do plano de reestruturação da fabricante de veículos para economizar 600 milhões de dólares (2,5 bilhões de reais) por ano.

O presidente executivo da Ford, Jim Hackett, disse, em mensagem aos funcionários, que os cortes incluem saídas voluntárias e demissões. Um porta-voz da empresa acrescentou que cerca de 2.300 pessoas afetadas estão empregadas nos Estados Unidos.

Dentro desse cenário, Hackett afirmou que a companhia eliminará cerca de 20% dos gerentes de alto escalão, um movimento também para reduzir a burocracia e agilizar a tomada de decisões no grupo.

No Brasil, a Ford anunciou, em fevereiro, o fechamento da planta de São Bernardo do Campo (SP). Na ocasião, a montadora explicou que vai encerrar sua atuação no segmento de caminhões na América do Sul e deixar de comercializar os modelos Cargo, F-4000, F-350 e Fiesta, produzidos apenas no ABC Paulista. O motivo, segundo a companhia, é a “ampla reestruturação de seu negócio global”.

Governos estadual e federal, com a prefeitura de São Bernardo do Campo, negociam a venda da fábrica para outra empresa automotiva, a fim de manter os empregos na região. Um possível comprador pode se beneficiar do programa de incentivo fiscal à indústria anunciado pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em março. Serão oferecidas reduções do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em até 25% para montadoras que apresentarem planos de investir pelo menos 1 bilhão de reais e que gerarem no mínimo 400 postos de trabalho. Nos bastidores, a montadora brasileira Caoa aparece como forte concorrente para comprar a fábrica.

(Com Reuters)

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário