DE SURPRESA, RUI PARTICIPA DE REUNIÃO COM DIRETORES DOS NÚCLEOS TERRITORIAIS DA EDUCAÇÃO

Sábado, 23 de março de 2019
Fotos: Emerson Santos/Secretaria da Educação do Estado
A Secretaria da Educação do Estado promoveu, neste sábado (23), um encontro com os diretores dos 27 Núcleos Territoriais da Educação (NTE) para discutir as ações estratégicas voltadas à melhoria da aprendizagem dos estudantes. O governador Rui Costa participou do evento, compromisso que não estava previsto em sua agenda oficial

Este é o segundo encontro do planejamento em curso, realizado na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com os diretores dos NET. O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, dirigentes e técnicos da pasta também estavam presentes. 

Na atividade, o governador reafirmou o compromisso com a Educação. “Eu só acredito em uma nação que tem a escola pública. Nos Estados Unidos, na Inglaterra, a maioria das pessoas estuda em escola pública pelo menos até o Ensino Médio. É isto que eu acredito como existência humana. E é por isto que estou aqui. Mas não conseguirei isto sozinho, ainda mais na dimensão que é a Educação”, disse. 

Rui acrescentou que “estamos fazendo um esforço para melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes, investindo em formação, na infraestrutura das escolas, construindo uma rede de parcerias, chamando as famílias para as escolas. E o conceito é de mutirão, de uma grande mobilização para transformar a nossa rede. Esta é a minha expectativa não só como governador, mas de vida e o foco do nosso trabalho é o estudante. O que for melhor para o estudante será o melhor para nós”. 

O secretário da Educação comentou sobre este momento de planejamento com a presença de Rui Costa. “É um privilégio termos o governador em um dia de sábado aqui conosco; é uma grande oportunidade. O governador tem todo o domínio da rede, já visitou 322 escolas e hoje ele está participando desta grande agenda, tratando de pessoal, formação, infraestrutura, fazendo esta construção junto conosco aqui na Secretaria, que é voltada para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes”, destacou.

Durante o encontro, o subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, apresentou estratégias para promover as políticas públicas educacionais de inclusão, com equidade sócio-étnico-cultural nos processos de ensino e aprendizagem, visando garantir o acesso, a permanência e êxito escolar dos estudantes, em todos os níveis de ensino e modalidades da Educação Básica. 

Danilo falou sobre cinco eixos norteadores: inclusão escolar; formação continuada; integração comunidade-escola; regime de colaboração; e interconexão com as instituições de Ensino Superior. Outros pontos focais da abordagem foram a organização curricular e a avaliação institucional da rede educacional, por meio do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (Sabe).

Formação continuada
Já Cybele Amado, diretora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação, apresentou uma proposta de formação continuada para os educadores do Estado. O coordenador de projetos estratégicos da Educação, Marcius Gomes, tratou das políticas para a juventude, incluindo o fomento às práticas esportivas nas escolas como ferramenta de aprendizagem, por meio dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp). E o coordenador dos Núcleos Territoriais de Educação, Helder Amorim, abordou o papel dos NTE como agentes de aprendizagem.

A diretora do NTE de Itabuna (NTE 05), Josefina Castro, ressaltou a importância deste planejamento coletivo. “Esse encontro foi fundamental para nós gestores, pois foi apresentada uma proposta de como deveremos trabalhar a questão da avaliação para que a gente potencializar a aprendizagem dos nossos alunos. Outro aspecto importante destacado foi a capacitação que o IAT está propondo, envolvendo a parceria com os núcleos e a escuta com os coordenadores e professores. Isso é essencial. Além disso, a gente fica muito feliz pelo governador priorizar a educação”, afirmou. 

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário