NOVA PESQUISA MOSTRA EMPATE TÉCNICO ENTRE HADDAD E BOLSONARO

Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018
Pesquisa do instituto DataPoder360 apresenta o candidato do PT a presidente, Fernando Haddad, em um quadro de empate técnico com o candidato da extrema-direita, Jair Bolsonaro (PSL). 

Segundo a pesquisa, Bolsonaro aparece com 26%, seguido de Haddad com 22%. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 14%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 6% e Marina Silva, com 4%. 

A pesquisa DataPoder foi realizada por telefone, entre os dias 19 e 20 de setembro com 4.000 eleitores em 422 cidades das 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Os números foram divulgados em newsletter para assinantes do site Poder 360. 

Confira os dados:
PESQUISA REVELA HADDAD À FRENTE NO SEGUNDO TURNO
Os detalhes da pesquisa DataPoder360 divulgados na noite desta sexta-feira, 21, mostram o candidato do PT a presidente, Fernando Haddad à frente do candidato Jair Bolsonaro (PSL) num quadro de empate técnico na simulação de segundo turno. No primeiro turno, Haddad aparece com 22% e Bolsonaro com 26%.

Segundo a pesquisa, no segundo turno, Haddad teria 43%, contra 40% de Bolsonaro. Numa simulação contra Ciro Gomes, Ciro vence com 42% e Bolsonaro tem 36%.

A pesquisa DataPoder foi realizada por telefone, entre os dias 19 e 20 de setembro com 4.000 eleitores em 422 cidades das 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi divulgada pelo site Poder 360

Confira todas as simulações:
Confira também as estratificações do segundo turno entre Haddad e Bolsonaro:
HADDAD, QUE É O CANDIDATO DE LULA, PODE TER 49% DOS VOTOS
A pesquisa Datafolha desta semana divulgou apenas hoje seu dado mais relevante: 33% dos eleitores votarão "com certeza" no candidato do ex-presidente Lula, ou seja, em Fernando Haddad; outros 16% podem vir a votar – o que significa que o potencial de votos de Fernando Haddad é de 49%. Segundo a mesma pesquisa, Haddad é o menos conhecido dos candidatos e hoje apenas 64% têm a informação de que ele é o nome apoiado pelo ex-presidente, que foi afastado das eleições para não vencê-las com extrema facilidade.

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo dá os números precisos: "desde que Fernando Haddad foi oficializado candidato do PT, no último dia 11, a parcela dos eleitores que dizem conhecê-lo subiu de 65% para 74%, e dos que sabem que ele é o nome apoiado pelo ex-presidente Lula cresceu de 39% para 64%". 

A matéria destaca que "Haddad, no entanto, ainda é menos conhecido que os outros quatro candidatos mais bem posicionados na disputa. Segundo a última pesquisa, 91% dizem conhecer Marina Silva (Rede), enquanto 87% afirmam saber quem é Geraldo Alckmin (PSDB) e 86%, Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT)".

O potencial de Fernando Haddad, portanto, é o mais alvissareiro dentre todos os candidatos: "o fato de ainda não ser conhecido por um quarto dos eleitores, no entanto, pode ser positivo para Haddad, representando um espaço onde o petista ainda pode crescer na reta final do primeiro turno, em 7 de outubro".

A reportagem prossegue escaneando o petista: "entre eleitores indecisos, por exemplo, Haddad é o candidato menos conhecido dos cinco mais bem colocados nas pesquisas —44% não sabem quem o petista é". 

E, finalmente, sublinha o dado mais relevante do ponto de vista eleitoral: "a parcela dos eleitores que declaram que seu voto poderia ser influenciado por um apoio do ex-presidente Lula permaneceu praticamente inalterada no último mês. Hoje, 50% dizem que não votariam em um candidato ungido pelo petista, enquanto 33% o fariam com certeza e 16% talvez optassem por essa opção".

Confira o vídeo em que Lula explica por que é Haddad:

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário