SENTO-SÉ, BAHIA: FELIZ DATA, 06 DE JULHO COMPLETA 184 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA!

Quarta-feira, 04 de Julho de 2018
Mensagem de Aniversário com Pitada de Histórica!
Com “História Expressiva” e passado social, tanto quanto “Atormentado”, a sua população tem mantido a luta do dia-a-dia pela sobrevivência, na produção de bens e na organização social e política – apesar da orientação pessoal de um sistema desfavorável ao bem-estar da coletividade!... O seu crescimento populacional mostra ritmo da sua evolução: em 1854 – 5.000 pessoas; 1872 – 6.684 pessoas; 1892 – 8.967; em 2018,mais ou menos, 37.000 habitantes.

A chegada de portugueses aqui se deu do final do Século XV e início do Século XVI pouco depois da vinda de Pedro Alves Cabral, o início do seu processo produtivo coincidiu com a “Formação da Economia do Brasil”, citada em livro pelo saudoso economista Celso Furtado. Dos escravos vindos da África, “alguns” foram trazidos pra cá. A “Coluna Prestes” e o “Cangaço do Lampião” trilharam em nosso barro, inclusive o Lampião sequestrou o coronel Tonhá” no Oliveira para adquirir 4.000 réis.

Por volta de 1573 a família portuguesa de Garcia D`Ávila criava gado, numa área de terra de 340 léguas (2040) km) onde o primogênito Antonio Garcia D`Ávila fundou a sede do condado pelo ano de 1600. Por volta de 1658 o “Conde da Torre”, ampliou a sua extensão de terra para 1400 léguas (a maior fazenda do mundo), onde uma quantidade muito numerosa de gado era criada e enviado para Salvador para a indústria açucareira florescente na costa do país, segundo (Calmon, 1979).

A população era muito mais sofrida, a ponto de receber duas expedições PM vindas de Minas Gerais e São Paulo para lhes proteger no início da década de 30, segundo Romualdo Vieira Leal no seu livro “Sento-Sé Rico e Ignoto”, escrito há mais ou menos 80 anos, – pai do comunista revolucionário Mário Alves.

Sento-Sé alimentou o “comércio exterior” produzindo cera de carnaúba, pluma de ema, fibra de caroá e coro de lagarto, segundo livro de monografia de Maria Alba Guedes Machado Mello – orientação de Mário Augusto da Silva Santos, apresentada ao Mestrado em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UNEB - Universidade do Estado da Bahia, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre”.

Já ouvi de técnico de importante empresa pública federal da região que: “Sento-Sé tem um potencial natural favorável ao processo de desenvolvimento sustentável, enorme e que supera o de Petrolina e Juazeiro juntos”!... Entre o passado e o presente da população, existe informações e fatos, preocupantes, lamentáveis, mas também, de evoluções, melhorias sócias e que permitem maiores e importantes contribuições para um futuro ainda melhor.

Em 06 de Julho, Parabéns e Feliz Aniversário Sento-Sé!

Seu Filho - Laurenço Aguiar!

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no FacebookCurta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário