AGRICULTURA FAMILIAR GARANTE PRODUTOS PARA OS FESTEJOS JUNINOS

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018
As bandeirolas coloridas e o toque da sanfona anunciam que chegou o São João e, com ele, os sabores tradicionais desse período. Canjica, bolo, pamonha, mingau, mungunzá, paçoca e licor, são algumas das marcantes iguarias consumidas nessa época do ano. 

Pratos e bebidas, típicos das festas juninas da Bahia, são preparados com os alimentos de qualidade produzidos por agricultores e agricultoras familiares, a exemplo do milho, amendoim, aipim, laranja e jenipapo, ingredientes indispensáveis na gastronomia junina. 

A presidente da Associação da Baixinha e Ponto Certo, comunidade rural de Cruz das Almas, Marilene Silva, enfatizou que “essa época é muito importante porque nós, agricultores e agricultoras, aproveitamos esse momento de colheita para aumentar a produção e ter mais renda”. 

O agricultor familiar da Comunidade de Terreiro Caboclo Jaguaraci, Ramon Barreto, disse que a festa do ano em que a agricultura familiar ganha mais destaque é a tradicional festa do São João: “A maioria das comidas típicas servidas vem da nossa produção rural”. 

O milho, um dos ingredientes mais utilizados nesse período, com inúmeras utilizações, que incluem bolo, mingau, canjica, pamonha, pipoca, curau, lelê e suco, além de ser consumido também cozido e assado, é produzido por agricultores familiares de diversos territórios de identidade da Bahia, a exemplo do Semiárido Nordeste II. O território que se destaca na produção de milho pela agricultura familiar, no estado, com uma área plantada de mais 136 hectares, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2015). 

No território Metropolitano, agricultores familiares do município de Simões Filhos, comemoram a colheita deste ano. Noel Ramos da Associação Fazenda Guerreiro, conta que a expectativa é que neste ano, em que ele plantou 12 quilos de sementes, sejam colhidas aproximadamente 10 mil espigas: “Eu me organizei porque é no São João que a demanda aumenta. Quem adquire meu milho tem um grão de qualidade, orgânico, plantado com cuidado e carinho”. 

Na Fazenda Guerreiro são colhidas cerca de 50 mil espigas por ano, em uma área de 202 hectares. Em Salvador, é possível encontrar o milho da Associação Fazenda Guerreiro, na Feira Agroecológica da Saúde, todos os sábados das 7h às 12h. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2016), a produção anual de milho na Bahia chega a 1.579.754. A mandioca é de 1.955.803. Já o amendoim é de 5.597. 

A dona de casa Vera Nascimento é consumidora assídua dos produtos da agricultura familiar: “Estou sempre atenta onde encontrar os produtos da agricultura familiar aqui em Salvador, pois prezo muito pela qualidade da minha alimentação e da minha família. Aproveito esse período para comprar também o milho e, como gosto de cozinhar, faço vários pratos com ele durante todo mês e é um sucesso”. 

Comercialização no São João
Os produtos da agricultura familiar estarão presentes nos tradicionais festejos juninos do interior da Bahia, com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a exemplo dos municípios de Tucano, Ibicuí e Cruz das Almas. No Recôncavo, está sendo realizada, até este domingo (24), a II Festa da Agricultura Familiar e Economia Solidária e o I Concurso Gastronômico Delícias do São João, no circuito junino Othon Silva, das 08h às 17h, na Praça Senador Temístocles. 

Já em Ibicuí acontece, desta quarta-feira (21) a sábado (23), a 1ª Feira Interterritorial da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Ibicuí, como o tema Desenvolvimento para um Novo Tempo, na Praça Municipal. Além da feira para exposição e comercialização dos produtos, serão realizadas palestras e oficinas com temáticas voltadas para a qualificação da produção e do processamento dos produtos da agricultura. 

Em Tucano, além dos produtos da agricultura familiar, estarão sendo comercializados produtos de couro na V Feira de Artefatos de Couro e Produtos da Agricultura Familiar, no Distrito de Tracupá, no período de 22 a 24 de junho. 

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no FacebookCurta aqui.
Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário