JOVENS RURAIS DO SEMIÁRIDO APRESENTAM TECNOLOGIA PARA REUSO DE ÁGUA NA CPBA

Sábado, 19 de Abril de 2018
Jovens rurais de 12 municípios do semiárido baiano participam da segunda edição da Campus Party Bahia, principal evento de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo, que acontece até este domingo (20), na Arena fonte Nova, em Salvador.

Na bagagem, o grupo formado por 18 jovens entre meninos e meninas, atendidos pelo Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), trouxe uma tecnologia, desenvolvida com cano de PVC, filtro de barro, carvão e outros instrumentos, que possibilita a purificação e reutilização da água. 

“Esse projeto surgiu em Campo Formoso, primeiro veio o filtro num processo em que usamos o carvão mineral como base para eliminar as bactérias, tornando a água potável, a partir disso veio a questão hídrica com a possibilidade de reutilizar a água durante seis meses absorvendo as impurezas do solo”, explicou Wagner Silva, um dos idealizadores do protótipo.

O engenheiro civil, Hernani Medrado, do município de Marcionílio Souza, é consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e está a serviço em Salvador e aproveitou o tempo livre para visitar pela primeira vez, a feira tecnológica: “Maravilhoso vê-los aqui. Primeiro porque os meninos são do semiárido, são da capital do bode, estão caracterizados com coisas da região. Chapéu de couro, alpercata característica da região e mostrando que a inteligência é universal. Eles estão na caatinga, mas estão com um nível tecnológico de outros parceiros, criando uma alternativa de convivência com o semiárido, com o reuso da água. Fiquei maravilhado com o que vi”, afirmou Medrado ao ver o estande dos Jovens do Pró-Semiárido.

Participam da Campus Party jovens representantes dos municípios Saúde, Mirangaba, Miguel Calmon, Ourolândia, Jacobina, Caém, Centro Sé, Remanso, Pilão Arcado, Campo Formoso , Filadélfia e Uauá. 

Juventude e tecnologia 
A quilombola Aliete Alves, da comunidade Patos III do Distrito de Laje dos Negros, município de Campo Formoso, que participa do evento pela primeira vez, comentou que a experiência é um momento bastante construtivo: “Pude perceber tecnologias que são possíveis de serem adaptada a nossa realidade do semiárido, por exemplo, um boné tecnológico que identifica obstáculos para o deficiente visual. Segundo o seu idealizador, é possível aplicar a tecnologia em relógio, cinto ou outro objeto que ajude a pessoa”, contou a jovem estudante do curso técnico em Agroecologia, no município de Monte Santo.

Já Adilton de Jesus, do município de Ourolândia, que participa pela segunda vez da feira tecnológica, destacou: “Procuramos dar uma sondada aqui no evento, identificando tecnologias novas para pegar o conhecimento que a gente tem e ir adaptando a outras experiências que estamos vivenciando aqui, para levarmos à comunidade e compartilhar com os jovens essas informações por meio de palestras, rádios comunitárias e nas escolas. Esse é o nosso papel enquanto jovens lideranças”. 

Fonte: Ascom/ SDR

Acompanhe as publicações do Blog do ZCB no FacebookCurta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário