SOCIALISMO, COMUNISMO X CAPITALISMO, IMPERIALISMO – CUBA E SÃO PAULO!

Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017 
Escrevo aqui, “inspirado” em um vídeo na internet: “Garota Cubana conta como foi o choque ao chegar no Brasil pela primeira vez. Tire suas conclusões sobre o que é realmente LIBERDADE”!

site: Homem com H. A comunicação social no mundo capitalista é em enorme parte, carregada de manipulação para alienar, teleguiar e distorcer para manter o seu modo de produção, armazenamento, distribuição e consumo de bens, sem os cuidados possíveis e necessários à vida!

Ela se diz admirada com o tamanho da cidade de SP, sua oferta de produtos à venda, a circulação das pessoas comprando e vendendo, elogiou diretamente o sistema brasileiro e criticou o regime cubano!... Naturalmente ela não foi a única a criticar Cuba e a ser usada pelos mecanismos de comunicação do mundo capitalista, que nunca aceitaram a “Revolução Cubana” e respectivas conquistas sociais daquele povo!

O que é Liberdade!?: “Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão”!... Existem outros conceitos de liberdade, mais ou menos similares a este!

Quero aqui fazer comparações verdadeiras sobre a realidade ampla – a Socialista/Comunista de Cuba e a Capitalista/Imperialista de São Paulo/Brasil ou do mundo: Cuba tem lá seus problemas (...), que em quantidade, intensidade e gravidade são superados pelos daqui – Cuba não tem a desonestidade sistêmica, homicídio; sequestros, assaltos, violências, preconceitos, analfabetismo, desemprego, desonestidade/corrupção, roubos, destruição ambiental!... Principalmente se considerar com SP, qualquer outro Estado brasileiro, ou maioria dos paíse s do planeta.

Ainda sobre o falso conceito de “liberdade”, que o Sistema Capitalista espalha: em SP tem uma enorme oferta de itens para o consumo humano, que todos pode querer comprar, porém, a falta de dinheiro tira da grande maioria, o poder (a liberdade) da compra; SP tem um Sistema de Educação Superior que a lei garante liberdade para qualquer pessoa acessar, mas, a falta de condição financeira, só permite o acesso dos filhos das classes “alta e média” – e a liberdade da maioria das pessoas (pobres) deixa de ser real; O Sistema de Saúde de Cuba é públi co, avançado e para todos, e o de SP e do Brasil é problemático, público em parte, e a parte particular serve apenas para uma minoria que tem dinheiro e respectiva “liberdade”; no meu povoado Riacho dos Paes, o serviço de som anuncia que o açougueiro matou um boi e tá vendendo carne “Fresquinhas da hora” e a maioria da população, por falta de dinheiro, não tem a “liberdade”, de comer um quilo dela; em Juazeiro , sede regional, a população passando pelo centro, veem lojas abertas expondo produtos, com vontade de comprar roupa, calçado, etc., e a maioria absoluta, por não ter dinheiro, deixa de ter a “liberdade” de comprar e elevar pra casa, principalmente no Natal – uma parte grande dessa sociedade juazeirense, nem vai ao centro, traumatizada pelas dificuldades financeiras históricas da sua sofrida vida; o Brasil tem um percentual pequeno de pessoas com Nível de Ensino Super, em Cuba 86% da população tem formação superior e é muito pequena a parte de analfabetos e semialfabetizados, ao contrário daqui!

Cinquenta anos depois da Revolução Armada, Cuba conquistou coisas importantíssimas: a população ficou honesta massivamente; praticamente eliminou os casos de violência; não tem mais corrupção; segundo dados oficiais (Google) - tem indicadores sociais, índices de desenvolvimento, IDH, perspectiva de vida, em boas condições – que superam maior parte dos grandes países do Planeta!... Eu conheço bem os sistemas antagônicos Socialismo/Comunismo e Capitalismo/Imperialismo, suas respectivas ideologias, seus modelos econômicos, respectivos problemas, suas trajetórias e os significados sociais!

Laurenço Aguiar – Estudioso Social!

Acompanhe as publicações do BdoZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário