NÍVEL DO RIO SÃO FRANCISCO EM BOM JESUS DA LAPA SOBE 3 METROS APÓS INÍCIO DAS CHUVAS

Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017 
Rio São Francisco nesta segunda-feira(11)/Foto: José Hélio/Site Notícias da Lapa
Considerado como um dos quatro maiores rios da América do Sul, o São Francisco passa por cinco estados e 521 municípios, representando riqueza e beleza por onde passa. No entanto, em 2017 o cenário apresentado tem sido outro, segundo especialistas o rio vivenciou uma das piores secas da sua história, deixando as populações ribeirinhas em situação de alerta.

Na região de Bom Jesus da Lapa, em meados de agosto o Velho Chico vivenciou uma das suas piores fases, segundo as medições feitas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) e conforme relatos de pescadores e ribeirinhos que convivem diariamente com o rio.

No entanto, a partir das primeiras chuvas, do mês de novembro, o São Francisco começou a mudar, subindo apenas 0,92 metros, razão suficiente para alegrar e encher de esperança muitos ribeirinhos, com a chegada das chuvas na região.

E agora nesse mês de dezembro, com o aumento das chuvas na região, o Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa mudou completamente, chegando nesta segunda-feira a um aumento considerável do nível das águas, de 3 metros, conforme medições feitas por Dona Maria Alice Alves, que é responsável pelas leituras e enviar para a CHESF, em Sobradinho.

Ela afirma que o rio já está mais cheio que o mesmo período, em 2016. “A tendência é a gente ter fartura, é uma bença (sic). Enchendo as lagoas, a gente tem peixe o ano todo”, disse feliz.

Site Notícias da Lapa

Acompanhe as publicações do BdoZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário