DELEGAÇÃO MOÇAMBICANA CONHECE TECNOLOGIA DE TRATAMENTO DE ÁGUA EM JUAZEIRO, BA

Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017 
Funcionários do governo de Moçambique, em visita ao Brasil, conheceram tecnologias para captação e manejo de água da chuva e tratamento de águas superficiais com uso de coagulante à base de polímero natural, desenvolvidas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com outras instituições. 

A apresentação aconteceu em Juazeiro, no norte baiano. O objetivo da delegação moçambicana, composta por dez grupos, entre técnicos e pesquisadores, é conhecer ações de segurança hídrica que podem ser úteis ao país africano. Os membros da delegação estão distribuídos em todo o Brasil, sob coordenação do Federal de Educação Ciência e Tecnologia, em missão de cooperação internacional com o governo brasileiro. Na Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro, o grupo assistiu a uma palestra ministrada pelo analista de Desenvolvimento Regional Joselito Menezes de Souza. 

"O encontro foi muito interessante, considerando a similaridade entre a realidade da região norte baiana e Moçambique, como a presença de uma região semiárida e população rural difusa. Os técnicos de Moçambique viram essas técnicas como promissoras para comunidade rurais, e que trará benefícios àquela população", compara Menezes. O sistema desenvolvido pela Codevasf possui diversos dispositivos de proteção sanitária, como separadores, desvio da primeira água, filtros, redutores de turbulência e dosadores de cloro em pastilha, que possibilitam o tratamento da água de chuva em acordo com o disposto na Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde, tornando a água própria para ingestão e o preparo de alimentos.

Acompanhe as publicações do BdoZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário