CHUVAS NA BACIA DO SÃO FRANCISCO ANIMAM TÉCNICOS DO SETOR ELÉTRICO

Quarta-feira, 06 de dezembro de 2017
Até 1º de janeiro de 2018, a previsão do setor elétrico é que o reservatório de Três Marias, em Minas Gerais, chegue a 19% de seu volume útil; Sobradinho, na Bahia, atinja 10,6% e Itaparica, em Pernambuco, permaneça nos 10%. Os dados, considerados animadores, foram apresentados na manhã desta segunda-feira (4 de dezembro), durante reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), e transmitida por videoconferência para os estados da Bacia do Rio São Francisco.

Atualmente, o reservatório de Sobradinho apresenta apenas 2,8% de volume útil e Três Marias 9,2%. De acordo com apresentação da equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), a estimativa se deve ao fato de o período úmido na Bacia do São Francisco apresentar índices animadores para os próximos dias.

De acordo com coordenador geral de Operações e Modelagem do Cemaden, Marcelo Seluchi, outro fator que deve contribuir para os índices pluviométricos na Bacia do chamado rio da integração nacional é a formação do fenômeno La Niña, que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano e gera uma série de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura na Terra.

Durante a reunião, o superintendente de Recursos Hídricos da ANA, Joaquim Gondim, anunciou a prorrogação da resolução que instituiu o Dia do Rio, através do qual suspende a captação de água no Velho Chico nas quartas-feiras. “A resolução será publicada ainda essa semana no Diário Oficial da União e deverá prorrogar o Dia do Rio até o final de abril do próximo ano”, anunciou Gondim. “Além disso, nos próximos dias também iremos publicar no Diário a resolução que estabelece o novo modelo de gestão das águas do São Francisco”, completou Gondim.

No final da reunião, o presidente da agência federal, Vicente Andreu Guillo, que encerra seu mandato à frente da ANA, apresentou um rápido balanço das ações desenvolvidas nos últimos oito anos em que esteve na presidência do órgão. “Sei que faltou muito a ser feito, mas preciso destacar que o conhecimento e o envolvimento de todos da bacia do São Francisco é grande e positivo. Administramos no momento de crise hídrica, o que propiciou a todos aprenderem um pouco mais, daí a importância na integração de todos”, resumiu Andreu. “Posso garantir que saio com o dever cumprido”, concluiu ele.

A videoconferência que analisa as condições hidrológicas na Bacia do Velho Chico atende a uma demanda apresentada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e ocorre todas as segundas-feiras, na sede da ANA.

Acompanhe as publicações do BdoZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário