CASA NOVA NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI

Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
Maria de Lourdes Silva Santos, com a disposição que tem demonstrado à frente da Secretaria de Saúde de Casa Nova, cidade no norte da Bahia, a 573 quilômetros de Salvador, deu início ontem quinta-feira (14) à campanha contra a Dengue, Dica e Chikungunya: "Começamos cedo, mobilizamos todos os recursos e pessoal, vamos de casa em casa, conscientizar, insistir e insistir, mas Casa Nova fica fora das estatísticas da Bahia" – diz, enfática.

Maria de Lourdes refere-se às estatísticas da Bahia, que no ano de 2016 cresceram assustadoramente: Foram mais de 70 mil casos de dengue e quase 50 mil casos de chikungunya: "Em 2016 estávamos na tabela LIRAa, (que é o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti), com um índice 1,5, em estado de alerta. Em 2017 o índice manteve-se no estado de alerta aqui na cidade. Nosso esforço agora é eliminar este risco e isso só será possível com a participação da comunidade".

"Estamos nas ruas, casa por casa, bairro por bairro, localidade por localidade. Verão e primavera, calor e chuva, são elementos essenciais para o desenvolvimento do mosquito. É ele que vamos combater! Não deixar nenhum lugar favorável ao desenvolvimento do mosquito, esse é nosso propósito".

Inovando, Maria de Lourdes montou postos de coletas de recipientes e materiais que possam servir de criadouro para o mosquito. Os postos estão instalados nas proximidades da Quadra X da Topol, Colégio Irene Campos, Rua do Hospital, Rua do Colégio, Rua do Torra Torra, Rua da Prefeitura e rua do Colégio Getúlio Vargas.

"O prefeito Wilker Torres já determinou e se for preciso colocamos mais postos de coleta. Começamos hoje na Borges e Topol e vamos continuar com mutirões em todos os bairros e centro da sede. É uma guerra que vamos vencer!" – finaliza.

Ascom Manoel Leão

Acompanhe as publicações do BdoZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário