SECRETARIA DE EDUCAÇÃO APLICA A SEGUNDA PROVA DO SAEJ NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Terça-feira, 21 de novembro de 2017
A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) vai aplicar quinta e sexta-feira (23 e 24), a segunda prova este ano do Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro – SAEJ, em todas as escolas do município que trabalham com as turmas do Infantil V ao 9º ano. Cerca de 25 mil alunos, de 134 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino irão responder questões de Língua Portuguesa e Matemática.

“No primeiro semestre realizamos a primeira avaliação com os alunos da rede, e esta semana realizaremos a segunda avaliação do ano, com uma novidade, os alunos do Infantil V também farão parte do diagnóstico do SAEJ. Este sistema, implantado pela SEDUC em 2009, oferece dados para uma análise ampla e precisa da Rede e fornece as informações necessárias para as intervenções e melhorias na qualidade do ensino, e também norteia a formação do professor e a criação de programas pedagógicos”, ressaltou a secretária da SEDUC, Lucinete Alves.

Ontem segunda-feira (20), a superintendência pedagógica da SEDUC, realizou uma formação para os profissionais que irão trabalhar na aplicação das provas. “Orientamos os gestores e coordenadores pedagógicos sobre o manual de aplicação, e anteriormente, solicitamos aos professores que mobilizassem os alunos, explicando o objetivo e a importância da participação de todos nessa segunda etapa da avaliação, para que o resultado seja mais eficaz”, disse a superintendente pedagógica, Rosilda Carvalho.

A superintendente também destacou a importância do trabalho que está sendo realizado pelos gestores, coordenadores e professores para que o ambiente escolar seja preparado adequadamente, assegurando a tranquilidade dos alunos no momento da aplicação das provas. Na quinta-feira (23) os estudantes farão a prova de Português e na sexta-feira (24) a de Matemática.

As provas são elaboradas pela equipe de formadores da Escola de Formação dos Educadores de Juazeiro – EFEJ. Na avaliação são mensuradas, além dos diagnósticos de escrita e produção de texto, a capacidade de interpretação do aluno, a evolução na aprendizagem dos conteúdos e a habilidade dos estudantes ao estabelecer relações lógico-discursivas.

Assim, além de retratar o desempenho do aluno ao longo da sua escolaridade e os eventuais pontos vulneráveis do sistema de ensino, o SAEJ busca, também, envolver docentes, gestores, coordenadores e pais ou responsáveis, através da divulgação do Boletim Pedagógico, onde cada escola encontra um retrato fiel do desempenho de seus alunos, e do Boletim Aluno, que mostra o desempenho individual de cada aluno em Língua Portuguesa e Matemática.

Emanuelle Lustosa/SEDUC

Acompanhe as publicações do BdoZCB no Facebook. Curta aqui.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário