PREFEITO WILKER TORRES REAGE MULTA E PERSEGUIÇÃO DO IBAMA, “FESTIVAL DE MULTAS SEM RAZÃO”; DIZ WILKER

Sábado, 19 de agosto de 2017
A reunião entre agricultores, IBAMA e a prefeitura de Casa Nova na quinta-feira à noite, (17/08), apesar de gratificante para o prefeito Wilker Torres com o reconhecimento do órgão federal que Casa Nova é a primeira cidade do interior do Nordeste a ter uma Agência de Meio Ambiente, foi tensa e de desabafo por parte de agricultores e Poder Executivo Municipal.

O IBAMA está há doze dias no município, visitando cada propriedade, cada localidade e multando “indiscriminadamente e sem olhar a situação do município, criando constrangimento e aumentando o sofrimento de agricultores que estão sem condições até de alimentar sua família”.

Quem resume a situação é o Superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Isael Amaral: “Nós estamos em uma situação caótica, se essas fazendas, se essas propriedades, se esses produtores, fecharem as suas portas, nós teremos um caos social maior do que nós já estamos tendo” .

Isael dá o exemplo dos agricultores Ebenezer José Torres de Cavalcanti, com propriedade localizada na Fazenda Riachinho, Fazenda Arco Dois e o irmão Edmilson Torres Cavalcanti. Pequenos produtores, vivem contando apenas com a plantação de bananas, que estava morrendo sem água. A Associação Produtores do Riachinho, com a falta de água para a plantação de bananas dos irmãos Cavalcanti, que iriam perder todo o plantio, mobilizou-se e os associados conseguiram fazer um canal de aproximação para que a água do lago chegasse até a propriedade.

“O IBAMA chegou e multou, cada um dos irmãos em 50 mil reais. Eles não tem dinheiro nem para sobreviver, o canal não foi feito com os recursos deles. É um festival de multas” - indigna-se Isael Amaral e dá outro exemplo, o do agricultor Manoel Galdino de Souza, com propriedade no Riachinho que foi multado varias vezes e até por incêndio causado por terceiros nas proximidades da sua propriedade: “Nas proximidades, imaginem! O incêndio foi perto da propriedade aí o IBAMA multou!”

O prefeito Wilker Torres, normalmente comedido e afeito ao dialogo, não fez por menos: “A partir de segunda-feira (21/08), todos os produtores de Casa Nova que foram multados pelo IBAMA procurem Isael na Agencia do Meio Ambiente. Vamos recorrer de todas as multas, levantar provas, juntar documentos e entrar com uma ação coletiva para anular estas multas do IBAMA. Se for necessário vamos criar uma comissão, ir a Salvador, ao governador, à Brasília ao ministro, mas não vamos deixar Casa Nova e seus produtores prejudicados por este festival de multas”.

Leia também 

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário