MORRE QUINQUIM DO RIACHO GRANDE, UM HERÓI, UM INCANSÁVEL LUTADOR

Sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Morreu nesta sexta-feira (18), em Casa Nova, Joaquim Rocha, mais conhecido como Quinquim do Riacho Grande, um nome que se confunde com a história política e social de toda Região do São Francisco.

Quinquim é um dos precursores da luta pela terra em Casa Nova. Nos anos 80, foi uma das lideranças rurais que resistiu à invasão da Empresa Camaragibe nas terras do Riacho Grande. Daí em diante, onde tinha resistência popular e democrática, geralmente ele estava no meio.

Em 1986, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, do qual nunca se desfiliou, tendo sido membro de seu diretório várias vezes e candidato a cargos eletivos, sem ter logrado êxito eleitoral, a exemplo do ano 2000, quando foi candidato a Vice-Prefeito na chapa encabeçada pelo Professor Everaldo, também do PT.

Nos primeiros anos desse século, Quinquim enfrentou outra luta difícil, quando participou da resistência contra a grilagem das terras da Areia Branca, próximo ao Riacho Grande, problema esse, que até hoje ainda está pendente de solução perante a justiça.

Animador da Comunidade do Riacho Grande, líder político e religioso leigo, homem da terra e da luta pela terra, profundo conhecedor da realidade política e social de nosso país, da Bahia e de Casa Nova, Joaquim Rocha, o nosso Quinquim, deixou, sem dúvida um forte legado para todos que acreditam na necessidade de fazer o bem e de jamais desistir de lutar. Ele soube, como poucos, dedicar sua vida à prática do bem comum e à luta por um mundo mais humano, mais fraterno e mais irmão.

Quinquim é mais um dos heróis do Riacho Grande, que parte desta vida, deixando uma lacuna gigante na nossa história. Com ele, também vai grande parte da memória viva que temos, de um dos episódios mais marcantes da vida casanovense, que foi a luta pela Terra na Comunidade do Riacho Grande.

Descanse em Paz, grande herói popular, Quinquim.

Por Anísio Filho

Leia também 

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário