BANQUEIRO AVISA: O CALOTE DA DÍVIDA VEM AÍ

Terça-feira, 22 de agosto de 2017
O caos fiscal geral pelo golpe de 2016 levará ao calote da dívida interna brasileira, com o confisco de aplicações financeiras. Quem avisa é o financista Luiz Cezar Fernandes, criador dos bancos Garantia e Pactual, em artigo publicado em seu perfil no Linkedin.

O caos fiscal brasileiro tem sua origem no golpe de 2016, que começou a ser a semeado em 2015, quando Aécio Neves e Eduardo Cunha se uniram para sabotar o governo da presidente Dilma Rousseff. Depois disso, Michel Temer e Henrique Meirelles aprofundaram a depressão econômica e deixarão um legado de R$ 800 bilhões em rombos fiscais – o que elimina tudo o que foi economizado nos governos FHC, Lula e Dilma.

Leia, abaixo, o importante alerta do banqueiro:

APERTE O BOLSO: O CALOTE VEM AÍ

Por Luiz Cezar Fernandes *

O PRÓXIMO GOVERNO SE SENTIRÁ SEDUZIDO, INEVITAVELMENTE, POR UM CALOTE NA DÍVIDA PÚBLICA.

O crescimento da dívida pública interna atingirá 100% do Produto Interno Bruto – PIB do Brasil, já na posse do próximo governo. A situação será insustentável, gerando uma completa ingovernabilidade. Os bancos, hoje cartelizados em 5 grandes organizações, têm diminuído assustadoramente os empréstimos ao setor privado e vêm aumentando, em proporção inversa, a aplicação em títulos da dívida pública.

Os países que recentemente entraram em default, como a Grécia, não causaram grandes impactos internos, pois sua dívida era sobretudo externa e em grande parte pulverizada, inclusive em bancos centrais, fundos mútuos e de pensão. O caso do Brasil é essencialmente diverso. Um default nossa dívida interna implicará na falência do sistema, atingindo de grandes bancos a pessoas físicas, passando por family offices e afins. Para evitarem uma corrida bancária, as grandes instituições bancárias terão, obrigatoriamente, que impedir seus clientes de efetuarem os saques de suas poupanças à vista ou a prazo.

Caso contrário, teremos uma situação ainda mais grave que a vivida pela Venezuela Reformas já ou só restará o CALOTE.

* Luiz Cezar Fernandes é sócio da Grt Partners

Leia também 

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário