ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO GARANTE QUE INSS RESTABELEÇA BENEFÍCIOS CANCELADOS A SEGURADOS COM PERÍCIA AGENDADA

Segunda-feira, 07 de agosto de 2017
A Defensoria Pública da União (DPU), na pessoa dos defensores regionais de Direitos Humanos Ana Luisa Zago de Moraes e Thales Arcoverde Treiger, ingressou com ação civil pública em face do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em liminar concedida à DPU, a Justiça Federal no Rio Grande do Sul determinou que o INSS restabeleça os benefícios cancelados de segurados que foram convocados para reavaliação, mas que tiveram a perícia agendada pelo INSS apenas para os últimos meses do ano. A decisão, da 20ª Vara Federal de Porto Alegre/RS, tem abrangência nacional.

Segundo o defensor federal e presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais - ANADEF, Igor Roque, a Defensoria Pública da União exerce papel fundamental ao prestar assistência jurídica integral e gratuita ao cidadão hipossuficiente. “O público de baixa escolaridade, não raro, tem dificuldades para acessar os canais remotos de atendimento do INSS, seja a internet – inclusive para consultar seus nomes no Diário Oficial da União –, seja o próprio telefone. Por isso, esse público necessita de um atendimento especial e mais humanizado”, explicou.

Entenda o caso
O INSS publicou edital convocando mais de 55 mil segurados que gozam de benefícios por incapacidade laborativa para que comparecessem aos canais digitais da autarquia e agendassem perícias médicas (DOU – Seção 3, N. 146, 1 de agosto de 2017). O edital, cuja expedição foi justificada por suposto não atendimento de convocação feita via carta, estabeleceu o prazo de cinco dias para o agendamento. A convocação foi publicada no Diário Oficial da União, mas não foi veiculada em meios de comunicação de grande impacto e sequer constava no site do INSS. De acordo com o próprio Instituto, os canais digitais do INSS – site e “disque 135” – também não estariam preparados para absorver essa grande demanda de agendamentos.

Antes mesmo da intimação feita via edital, a DPU tomou conhecimento de casos de segurados que, não localizados para agendamento da perícia, tiveram o benefício arbitrariamente cancelado. Mesmo esses não estavam conseguindo agendar a perícia via site ou “disque 135”. Em vista da situação, a Defensoria Pública da União no Rio Grande do Sul enviou ofício à Vara Federal da Subseção Judiciária de Porto Alegre/RS, informando as dificuldades enfrentadas pelos usuários da instituição. Na decisão, o juiz Carlos Komorowsi considerou necessária a perícia do INSS, mas levou em conta que a incapacidade do Instituto de fazer avaliações com agilidade não pode prejudicar os segurados.

Taise Borges

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário