SAÚDE SEM FRONTEIRAS RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA CHEGA A MALHADA, REMANSO E SOBRADINHO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (26)

Sexta-feira, 23 de junho de 2017
A população feminina de 50 a 69 anos, residente nos municípios de Malhada, Remanso e Sobradinho começa a ser atendida a partir desta segunda-feira, 26 de junho, pelo programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Com o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia, o programa vai atender a uma parte das mulheres que ainda não teve a oportunidade de realizar uma mamografia, exame que diagnostica precocemente casos de câncer de mama.

O atendimento é feito em unidades móveis, totalmente equipadas para dar todo o conforto necessário para as mulheres. O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Locais de atendimento
Em Malhada, o atendimento começa no dia 26 e prossegue até o dia 30 de junho. A unidade móvel estará estacionada na Praça Santa Cruz. A Sesab, através da Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), pactuou o atendimento para 726 mulheres que estão na faixa etária de 50 a 69 anos, período preconizado pelo Ministério da Saúde. Como de maior incidência de câncer de mama.

Em Remanso, o atendimento do Saúde sem Fronteiras vai do dia 26 de junho, até 12 de julho, para 2.100 mulheres. A unidade móvel estará estacionada na Rua José do Carmo.

Em Sobradinho, serão 1.364 mulheres para realizar o exame de mamografia. A unidade móvel estará estacionada na Avenida José Balbino de Souza, Vila São Joaquim, em frente à Prefeitura Municipal. O atendimento começa também no dia até o dia 26, prosseguindo até o dia 6 de julho.

Para ser atendida, a mulher, dentro da faixa etária de 50 a 69 anos, deve comparecer ao local, a partir das 7h, levando um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. Os exames serão realizados diariamente até as 18h.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Ascom Sesab

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário