MULHERES SE DESTACAM NA EQUIPE DA OPERAÇÃO 'PAZ NO TRÂNSITO'

Sábado, 25 de março de 2017
A equipe da operação 'Paz no Trânsito', do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), atua nas ruas de Salvador durante seis dias da semana, para fiscalizar condutores e veículos. O trabalho envolve 100 servidores do órgão e 120 policiais militares. Eles passaram pelo curso de capacitação para abordagens, com viés educativo, onde foram ensinadas técnicas para o preenchimento do auto de infração e identificação de carros suspeitos, por meio eletrônico.

As mulheres têm papel de destaque na equipe, onde assumem desde tarefas administrativas até a realização do teste do bafômetro e ações na linha de frente das abordagens. "É um trabalho muito delicado e que requer qualificação profissional, porque estamos nas vias, na maior parte do tempo à noite, lidando com os mais diversos tipos de problemas que surgem no trânsito. Muitas vezes temos que agir como professora ou psicóloga", afirma a servidora do Detran, Maria Auxiliadora Moreira.

A subtenente PM Ednalda Góes disse que se sente recompensada em integrar o grupo de fiscalização. "É uma união de esforços pela cultura da paz, já que o trânsito está entre as principais causas de violência. Como policial militar, tenho muito orgulho em dar a minha contribuição e fico feliz em ver as mulheres ocupando mais espaço nesse tipo de ação".

Nos últimos 15 dias, a operação fez 3,8 mil abordagens em blitzes de alcoolemia, removeu 157 veículos irregulares e autuou 600 condutores, na capital baiana. Mais de 1,5 mil motoristas fizeram o teste do bafômetro, 101 se recusaram a soprar o aparelho e seis foram reprovados.

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário