SEMINÁRIO LEVANTA DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

Quinta-feira, 20 de outubro de 2016
“O sistema de ensino precisa fortalecer o tema da educação em direitos humanos e ter como uma de suas responsabilidades, a formação de gestores e educadores para esta temática”. Foi com essas pa­la­vras que a profª Drª, Maria de Nazaré Tavaresabriu, nesta segunda-feira (17), o I Se­mi­nário de Edu­cação em Di­reitos Hu­manos - Políticas Públicas Educacionais e Sociais. Ela integra o Comitê Nacional para a Educação e Direitos Humanos e é referência na temática em todo o País.

Pro­mo­vido pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), o Seminário reúne educadores, gestores escolares, conselheiros tutelares, estudantes de direito e profissionais das áreas de direitos humanos. O encontro traz palestras, mesas-redondas e debates sobre a temática, como o acesso a uma educação gratuita, de qualidade e inclusiva.

Um dos palestrantes do seminário, o diretor-geral do IAT, Severiano Alves, ressaltou a importância da temática. “Direitos humanos é uma expressão que se vincula também ao direito a educação, é um direito subjetivo. Esse encontro pesa muito porque, vamos ter a oportunidade de discutir políticas públicas essenciais no campo humano, e evidentemente por extensão no campo social”, explicou Severiano, que em sua palestra defendeu a educação integral como essencial para melhoria da qualidade no ensino.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA), Eduardo Rodrigues, pontuou que é preciso ampliar o debate sobre o tema. “Temos uma pauta extensa e importante de ser discutida, não só aqui no IAT, mas também em todos os polos regionais, para que os professores, orientadores e facilitadores possam adquirir esse conhecimento e multiplicar em suas comunidades”, disse Eduardo.

“É um momento muito importante para a nossa sociedade baiana. A gente está vivendo um momento de muito preconceito, individualismo e esse debate é um esclarecimento. Tenho certeza que minha presença será de suma importância porque vai servir para que eu possa enriquecer a minha visão, a minha participação na sociedade”, informou o contador e escritor, Claudio Vieira, que possui uma doença rara, a Artrogripose Múltipla Congênita (AMC). Cláudio que possui braços e pernas atrofiadas e a cabeça “virada para trás”, é autor do livro “O Mundo está ao contrário” e trabalha fazendo palestras motivacionais em todo o país.

Por Zé Carlos Borges
WhatsApp (74) 99140 5525

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário