EVENTO EM JUAZEIRO DEBATE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Sexta-feira, 28 de outubro de 2016
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) promove, por meio do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), mais um importante espaço de debate para o fortalecimento da agricultura familiar no estado. Trata-se do II Encontro da Agricultura Familiar (II ENAFA), que será realizado nesta quinta (27) e sexta-feira (28), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o município de Juazeiro.

O evento, realizado em parceria Univasf, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e o Sebrae, contará nesta edição com o 1º Encontro e Feira de Empreendedorismo de Mulheres dos Territórios Sertão do São Francisco (BA/PE), Piemonte Norte do Itapicurú (BA) e Serra da Capivara (PI).

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, fará a palestra âncora de abertura do Enafa, com o tema Políticas Públicas Territoriais para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária, nesta quinta-feira (27), às 9h30.

Ainda na quinta-feira, o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, participarão, às 14h, do Seminário Interterritorial do Pró-Semiárido, no auditório central da universidade. O evento contará também com a presença do coordenador do Pró-Semiárido, Cesar Maynart.

ENAFA
O evento é gratuito e tem como objetivo articular o ensino, pesquisa e extensão com vistas ao fortalecimento da agricultura familiar por meio do processo formativo, das trocas de experiências e da comercialização da produção agropecuária e agroecológica dos territórios envolvidos. São 530 vagas distribuídas entre agricultores familiares, profissionais de assistência técnica e extensão rural (ATER), jovens e mulheres do campo, professores, gestores públicos, empreendedores, agentes de crédito, estudantes e lideranças de movimentos sociais.

Durante os dois dias, serão abordados temas voltados à realidade das atividades e experiências da agricultura familiar, como Tecnologias de Captação e Armazenamento da Água; Uso e Gestão das Águas; e Educação Contextualizada no Campo. Já no primeiro dia do evento haverá palestras temáticas sobre Apicultura e Meliponicultura; Hortifruticultura e Agricultura Orgânica.

Por Zé Carlos Borges
WhatsApp (74) 99140 5525

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário