AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS AUTORIZA REDUÇÃO DE VAZÃO DO RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO, BA

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016
A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou a redução mínima instantânea nos reservatórios de Sobradinho, na Bahia, e de Xingó, na divisa entre Alagoas e Sergipe. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (29).

Segundo a publicação, a decisão foi tomada levando em consideração a importância dos reservatórios localizados no Rio São Francisco para a produção de energia do Sistema Norte e para o atendimento dos usos múltiplos da bacia do rio. A redução do reservatório será de 1.300 m³/s para 800 m³/s até o dia 31 de outubro. A ANA ainda informou que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) divulgará amplamente nas cidades ribeirinhas do Baixo e Submédio São Francisco das reduções de vazão realizadas.

A Chesf também fica responsável por articular com a Marinha do Brasil para garantir a segurança da navegação na área. A Ana ainda informou que poderá suspender ou revogar a resolução antes do prazo estabelecido, caso informações técnicas recomendem a suspensão. A resolução poderá ser revista a partir de análise da resolução de autorização especial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de nota técnica da Agência, para que a redução chegue ao limite de até 700m³/s.

Por Zé Carlos Borges
WhatsApp (74) 99140 5525
Com informações do G1

Leia também 

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário