COMITÊ DISCUTE GESTÃO DAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO

Quarta-feira, 24 de agosto de 2016
Para discutir o melhor modelo para a gestão dos reservatórios instalados na bacia do Velho Chico, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) participou de nova reunião nesta terça-feira (23.08), na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília. O vice-presidente do colegiado, Wagner Soares Costa, acompanhou a apresentação feita pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que aponta para uma gestão com vazão variável dos reservatórios.

Para Soares Costa, a proposta apresentada pelo ONS é convergente à defendida pelo Comitê, ou seja, a de não permitir apenas ao setor elétrico o uso principal das águas do rio e sim os usos múltiplos. "É uma proposta que segue aquilo que consta no Plano de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco, que o Comitê acabou de produzir. Nos próximos 15 dias, haverá novo encontro do Grupo de Trabalho do São Francisco (GTSF), a fim de ampliar a discussão", explicou o vice-presidente do CBHSF.

Segundo o vice-presidente, o Comitê discutirá o assunto internamente, antes de levar a sua visão para o GTSF. "Vou conversar com o diretor técnico da agência delegatária do Comitê, Alberto Simon, para dar conhecimento a ele de tudo o que discutimos e construir a nossa proposta, para ser apresentada diante do coletivo", disse.

A proposta do Comitê, apresentada de maneira reiterada nos diversos encontros em que se discute o tema, é de buscar um novo modelo de geração de energia, respeitando os demais usuários das águas da bacia. O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, tem defendido de maneira insistente que o São Francisco não tem água suficiente para doar à geração de energia elétrica.

Ascom/CBHSF
Por Zé Carlos Borges
WhatsApp (74) 99140 5525

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário