DUAS NOVAS ESPÉCIES DE PEIXES SÃO DESCOBERTAS NO RIO SÃO FRANCISCO

Terça-feira, 28 de junho de 2016
Duas espécies de peixe de pequeno porte, cabeça grande e corpo fino do gênero Bunocephalus foram descobertas na bacia do Rio São Francisco, na Região Norte de Minas Gerais. Um dos integrantes da pequis, o e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Carlos Bernardo Mascarenhas Alves explicou que encontrar novos animais nessas águas indica que essa região ainda é conservada, apesar da pressão sobre o meio ambiente.

Uma das espécies descobertas é o peixe B. hartii, que tem de 5 e 6 cm de comprimento, coloração bege clara e dorso com pontos marrom-claro e manchas marrom-escuro. Ele foi encontrado no Rio Cipó. O outro peixe, achado no Córrego Guarda-Mor é o B. minerim, que tem cerca de 4 cm e coloração bege, com manchas marronsr. "A descoberta de novas espécies de plantas e peixes não é incomum. Durante essa pesquisa, diagnosticamos mais outras seis espécies. O essencial é conhecer a biodiversidade", afirmou o pesquisador.

Para Carlos Bernardo, alguns animais tem características peculiares que usam o ambiente de uma forma específica. "Essas duas espécies, por exemplo, vivem entre folhas, pedras e areias. Um curso d'água degradado como o do Rio Doce, que foi atingido pela lama da Samarco, perde todas essas características e esses peixes vão desaparecer desses locais", explicou. Ainda segundo ele, é importante acompanhar a presença dos novos peixes descritos para monitorar o equilibro do rio.

O trabalho foi desenvolvido com o financiamento da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que selecionou o projeto devido a importância de se pesquisar a diversidade de espécies da bacia do São Francisco. Carlos Bernardo explicou que manter essas áreas que estão mais conservadas é importante para garantir o bem estar da comunidade que habita no entorno de toda a bacia hidrográfica do Rio São Francisco e é abastecida por ele. No total, são mais de 14,2 milhões de pessoas em 521 municípios que precisam da água dessa bacia.

As principais ameaças à bacia do São Francisco são o desmatamento, a agropecuária, o esgoto não tratado que é despejado em suas águas e%u200B as atividades de%u200B mineração, sendo que todas essas ações podem impactar nas matas ciliares, que têm como objetivo proteger as margens dos rios.

Por Zé Carlos Borges
WhatsApp (74) 99140 5525

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário