CORAÇÃO DE DOADOR DE PETROLINA (PE) O PRIMEIRO A SER TRANSPORTADO PELA FAB FOI TRANSPLANTADO COM SUCESSO

Sexta-feira, 24 de junho de 2016
Pernambuco teve o primeiro transplante concretizado após decreto presidencial que disponibiliza um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para fazer o transporte de órgãos. A doação de um coração, vindo de Petrolina, no Sertão, foi realizada com sucesso no início da manhã desta quarta-feira (22), no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, área central do Recife.

A primeira operação coordenada pela Aeronáutica depois da assinatura do decreto pelo presidente em exercício, Michel Temer, foi executada no estado, no dia 9 de junho. Um paciente do Real Hospital Português, na Ilha do Leite, área central, ia receber um fígado de Salvador, mas o procedimento não pôde ser feito. Isso porque a equipe médica avaliou que o órgão não estava em condições viáveis para a realização do transplante.

Desta vez, porém, o desfecho foi positivo. A paciente, uma adolescente de 15 anos, sofria de miocardiopatia dilatada, doença que faz o coração inchar e perder a força adequada para bombear o sangue corretamente. “Isso levou a um quadro de insuficiência cardíaca grave, e a menina já não tinha como sair da UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”, conta o cirurgião responsável pela intervenção, Fernando Augusto.

O doador, um homem de 28 anos, morreu em um acidente de moto, em Petrolina. Confirmada a morte cerebral, a família autorizou a doação de todos os órgãos que estivessem em boas condições. “O coração, nós trouxemos para o Recife na madrugada de hoje [quarta-feira, 22]. A equipe do Imip foi para Petrolina e voltou com o órgão no avião da FAB. A cirurgia deu certo, e a paciente está se recuperando bem”, diz o médico.

Do G1/Pernambuco
Por Zé Carlos Borges
WhatsApp (74) 99140 5525

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário