COMEMORAÇÃO DO DIA DO TRABALHO DESTACA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

Sábado, 30 de abril de 2016
Em comemoração ao Dia do Trabalho - 1º de maio -, o Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SineBahia) está realizando atendimento itinerante, nesta sexta-feira (29), na Estação Pirajá do Metrô de Salvador. A iniciativa, em parceria com a CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pelo modal, oferece serviços de cadastro no sistema Mais Emprego, emissão da carteira de trabalho e orientação profissional.

Desempregado há quase um ano, Emerson Rodrigues foi um dos primeiros a chegar ao terminal. “Estou parado, sem trabalhar, mas em busca de uma nova chance no mercado de trabalho. Essa ação aproxima a gente de uma oportunidade”. 

Qualificação
O SineBahia, que é vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), oferece oportunidades para capacitação dos candidato à vaga no mercado profissional. Nos guichês de atendimento, montados na Estação Pirajá, informações referentes aos cursos para qualificação oferecidos na unidade central, em Salvador, foram divulgadas aos interessados. 

Desde o lançamento do Programa Gratuito de Cursos e Palestras, que faz parte do Serviço de Psicologia e Qualificação Social e Profissional, mais de 2,2 mil candidatos voltaram às salas de aula em busca de preparação. 

“O acesso a conhecimentos básicos como gramática, redação e interpretação de texto é fundamental para o desenvolvimento do profissional que busca emprego. Esta base ajuda a pessoa a ter condições de disputar uma vaga no mercado de trabalho”, explica o gerente da unidade geral do SineBahia, Helber Pacheco. 

Trabalhador doméstico
Na praça de serviços do Shopping Center Lapa, em Salvador, acontece a 7ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, que tem o objetivo de orientar trabalhadores e empregadores acerca de seus direitos e deveres. Nesta sexta-feira, temas como direitos trabalhistas, emporadoramento e autonomia da mulher, violência de gênero e acidentes de trabalho foram abordados em palestras, filmes e dicas, além de orientações e informações sobre previdência social. 

A ação, comemorativa do Dia do Trabalhador Doméstico, celebrado em 27 de abril, contempla um dos eixos prioritários da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), projeto desenvolvido pela Setre, que contribui para a elaboração de políticas públicas destinadas à categoria. A ABTD reconhece a importância do trabalho doméstico como meio de desenvolvimento e inclusão social.

“É muito importante ter acesso a essas informações. Tenho 27 anos de tempo de serviço como doméstica, mas não tive meu INSS recolhido neste tempo. O trabalhador precisa saber qual é seu direito para não ser lesado. Além disso, as homenagens valorizam e dão visibilidade à categoria”, afirma a diretora do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia, Cleusa Santos. 

Parceiros
A Semana de Valorização tem como parceiros as secretarias estaduais de Políticas para Mulheres (SPM) e da Saúde (Sesab); Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Estado da Bahia (Sindoméstico); Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa); Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região; Tribunal Regional do Trabalho (TRT 5); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Secção-Bahia; e Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad).

Por Zé Carlos Borges
WhatsApp (74) 99140 5525

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário