LANÇADO O LIVRO 'BARRO VERMELHO – MEMÓRIA E ESPAÇO’

Segunda-feira, 30 de novembro de 2015
O livro já é a sétima obra do escritor curaçaense Maurízio Bim
Nesse sábado (28) aconteceu a solenidade de lançamento do livro ‘Barro Vermelho – memória e espaço’ do Escritor, Pedagogo e Jornalista curaçaense, Maurízio Bim. Essa é uma das suas sete produções literárias, todas elaboradas da década passada para cá. O Evento se deu à noite, no Memorial Filemon Gonçalves – MFG, no Distrito de Barro Vermelho, 54 km da sede curaçaense, com presença de aproximadamente 30 pessoas, maioria residentes do povoamento, parentes e amigos do Escritor. Também estiveram presentes: o Diretor regional do Instituto do Meio Ambiente da Bahia – INEMA, Anselmo Vital; o Presidente da Associação Comunitária local, Uilton Oliveira; o Representante Distrital de Barro Vermelho, Gilson Santana e o Diretor Municipal de Cultura, Sérgio Ramos. Durante o Lançamento, ocorreu uma exposição de quadros do pintor Kekê de Bela, homenageando ‘João Gilberto’, como também apresentações fotos e músicas, além do tradicional coquetel.

O ambiente do Memorial, já repleto de elementos culturais, como instrumentos da Filarmônica de Barro Vermelho e fotos de artistas como Adelmário Coelho, recebeu a exposição dos quadros de João Gilberto, o qual tem parte da família oriunda daquele Distrito. Conforme dados dos residentes dali, era comum ele tocar em Barro Vermelho nas festas de casamento e batizados de familiares quando jovem. Músicas conhecidas do seu repertório foram tocadas ao fundo enquanto o público apreciava as telas. Depois, Maurízio começou a explicar a respeito da pesquisa que se transformou em Livro. Falou do prefácio, elaborado por outro escritor curaçaense, Walter Araújo Costa; e evidenciou o homenageado na Obra, o Capitão João Honório, o qual foi fundador da maior festa popular e religiosa do Distrito, a Festa de São João Batista, e também foi enfrentante na construção do templo local e co-fundador da Sociedade e Banda Filarmônica 15 de março, tudo isso no início do século XX. Após, Maurízio explicou o texto: “Barro Vermelho nasce como outras comunidades rurais de tradição católica na caatinga, tendo base econômica voltada para a pequena agropecuária e busca por metais preciosos, especialmente na Serra da Borracha. A partir de Francisco Gonçalves Martins de Brito e Josefa Maria da Conceição, fundadores da Fazenda que depois virou ajuntamento, no início do século XIX, e vila, mais tarde distrito já a partir de 1911, é que surge o Barro Vermelho”, disse Maurízio. Conforme o Jornalista e Pedagogo, Barro Vermelho teve população razoável e certo progresso após virar distrito. “O comércio era desenvolvido e variado, inclusive com feira reconhecida regionalmente. Muitos fatores fizeram com que isso ficasse no tempo e o local passasse a enfrentar grandes dificuldades e êxodo de habitantes. Atualmente o Distrito vem se recuperando com acesso a água potável, investimentos públicos e privados, mas ainda com raras oportunidades de empregos, o que tem como consequência a saída de habitantes, especialmente os jovens”, relatou o Escritor, o qual ainda evidenciou dados geográficos, biológicos e aspectos econômicos relativos ao Barro Vermelho e grandes obras (como a Adutora do Forró). Por fim, falou de aspectos e eventos culturais, defendeu o turismo como finte de renda e agradeceu o apoio de todos os presentes. Devido o tempo avançado, não foi aberto o espaço para comentários do público, o qual foi convidado, pela Professora Dionária Bim, a prestigiar o tradicional coquetel com oferta de lanches. 

O Evento, que recebeu o apoio da imprensa local, de amigos e parentes de Maurízio, da Prefeitura Municipal de Curaçá, do SAAE de Curaçá e de Anselmo Vital, terminou por volta das 22h.

Por Zé Carlos Borges, com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário