UNIVASF: BONIFICAÇÃO, 'A DISCUSSÃO NA ANDIFES É PARA QUE POSSAMOS ADOTAR COLETIVAMENTE', DIZ REITOR

Quarta-feira, 25 de novembro de 2015
O reitor reeleito da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Julianelli Tolentino, disse que não se curva de discutir a possibilidade de implementação do bônus para alunos regionais na unidade de ensino superior.

De acordo com ele, estão sendo debatidas as formas de ingresso. Enquanto vice-presidente da rede nordeste da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior Andifes), Tolentino, salienta que esse assunto tem sido pauta de debate entre os reitores das universidades federais do Nordeste. “Havendo a possibilidade de todos aderirem a essa metodologia (bonificação regional, que é o argumento de inclusão regional, nós iriamos entrar, porém nós teremos que discutir individual e cada universidade de acordo com a sua autonomia”, disse.

Tolentino argumenta que é uma decisão do Conselho Universitário. “Só entraremos caso todas as outras universidades do Nordeste ou do país entrem. Estamos discutindo a possibilidade de todas aderirem, senão nós iríamos ferir o direito de qualquer aluno da federação participe do processo”.

Ele explica que em caso de adesão ao bônus, a medida de unificação deve ser adotada em todas as universidades do país. “O estudante, por exemplo, do Rio Grande do Norte, hoje sairia em vantagem em relação ao aluno do Vale do São Francisco que vai tentar a vaga lá no Estado. Em Caicó tem o campus que tem o curso de Medicina sendo oferecido e lá na UFRN adota esse instrumento com o bônus de 20% sobre a nota aqui, então hoje nós não temos aqui, em tese o aluno de lá seria beneficiado aqui, mas o aluno daqui não seria lá. Então a discussão seria para todas adotarem, e que tenhamos os limites geográficos definidos das nossas universidades (…) estamos acentuando a discussão na Andifes para que possamos adotar coletivamente para evitar que decisões judiciais venham derrubar o uso dessa metodologia como aconteceu em uma universidade do Paraná”.

Bonificação em vigor
O sistema de bônus regional já acontece na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Caruaru e Vitória de Santo Antão e também na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó. Nestas instituições a bonificação está em vigor, sendo 10% na UFPE e 20% na UFRN.

Bônus no Vale
Há quase um ano, estudantes se organizaram em um movimento para cobrar que a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) adote uma política de interiorização do ensino. A proposta é de que os egressos do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares da região recebam uma bonificação na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida é para aumentar as oportunidades dos alunos da região na instituição de ensino superior.

Os alunos já enviaram projeto para a Câmara de Vereadores de Petrolina, bem como uma proposta para a reitoria da Universidade e realizam periodicamente debates sobre o assunto, mas ainda não tiveram uma resposta positiva. Depois de alguns políticos se posicionarem a favor da bonificação, educadores também dão coro ao movimento.

Por Zé Carlos Borges, com Informações de Mônia Ramos - GRFM

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário