BOA NOTÍCIA: COM CHUVAS EM MINAS GERAIS NÍVEL DO RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO COMEÇA A SUBIR

Sábado, 28 de novembro de 2015
Reservatório está com 1,6% de seu volume útil

As chuvas que caíram no Rio São Francisco na região de Minas Gerais e as medidas preventivas tomadas pela Agência Nacional de Águas (ANA), Ibama e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco estão permitindo expectativa de melhora do cenário no reservatório de Sobradinho (BA).

O superintendente de Operação da Chesf, João Henrique Franklin, afirmou, no dia 25/11, durante o XXI Simpósio de Recursos Hídricos, realizado em Brasília, que mesmo diante dos cenários pluviométricos desfavoráveis na bacia do rio São Francisco, a previsão da Chesf é de que o reservatório de Sobradinho passe a aumentar seu volume, após atingir 1% de seu volume útil. Atualmente, o reservatório está em 1,6%.

O armazenamento seria ampliado com a ajuda das chuvas previstas e também das medidas restritivas de redução das vazões, atualmente em 900m3/s e com forte possibilidade de chegar a 800m3/s já no início de dezembro.

Ele lembrou ainda que a matriz energética da região Nordeste mudou nos últimos anos, não sendo mais dependente apenas das hidrelétricas, mas sim de uma interligação de fontes eólicas e térmicas. “A operação futura na bacia do São Francisco será muito mais considerando os usos múltiplos da água, do que energética”, concluiu.

Por Zé Carlos Borges

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

9 comentários:

  1. Placa solar que é bom ninguém utiliza. Petrolina devia ser toda na utilização de placas solares.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, uma energia limpa barata a longo e médio prazo e de extrema abundancia na região e a celpe não investe porque não é "viável"!!!

    ResponderExcluir
  3. DEUS TRABALHA A SIM QUANDO A GENTE MENUS ESPERA ELE OPERA !!!

    ResponderExcluir
  4. Se fosse grátis era bom, pq pra coloca placas pra fornecer uma casa moderna custa em media 15 a 20 mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é e esse povo fica falando besteira sem saber de nada! Aff

      Excluir
    2. Pois é e esse povo fica falando besteira sem saber de nada! Aff

      Excluir
  5. Se colocar placas solares não vai favorecer a Celpe que eu acho que o que importa pra eles eo dinheiro e não a qualidade de vida das pessoas.mas quem deveria investir nisso deveria ser o governo federal.
    Só acho

    ResponderExcluir
  6. Rapaz a quem querem enganar. Essa situação que o lago se encontra é de total responsabilidades desses órgãos federais. É ainda vem falar em medidas tomadas. Falta de vergonha deles isso sim.

    ResponderExcluir
  7. Tanto a energia solar quanto eólica é cara...mas ambas são caras no momento..porém a longo prazo se torna energias baratas....mas quem falou que os políticos querem elas??????eles querem resultados imediatos....eles só pensam no " tempo presente deles..e de preferência com ganhos futuros........

    ResponderExcluir