UPAE PETROLINA PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICAS DE SAÚDE INDÍGENA E AS REDES DE ATENÇÃO A SAÚDE

A Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE) participou na última semana do Seminário Regional de Políticas de Saúde Indígena e as Redes de Atenção a Saúde. Por tratar-se de uma unidade que tem como objetivo ampliar o acesso da população a serviços de média complexidade do SUS no Estado de Pernambuco, a UPAE busca fortalecer a rede de assistência entre a atenção primária e a terciária garantindo a assistência e cuidado a todos os usuários.

Existem no Brasil, segundo o IBGE, a partir dos levantamentos do censo 2010, cerca de 896.900 indígenas pertencentes a 305 etnias e que falam 274 idiomas e isso expressa a importância de discutir políticas de Saúde Indígena e a inserção destes nas redes de Atenção à Saúde. Durante o evento foram debatidos temas como a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, O Controle Social e a Garantia da Integralidade do Cuidado na Saúde, Regulação do acesso na Região da Rede PEBA (Estados de Pernambuco e Bahia) e o incentivo de Atenção Especializada para os Povos Indígenas.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da UPA, Isadora Rodrigues, a participação da UPA no evento demonstra a importância da assistência que a unidade presta. “A UPA está apta a prestar atendimento resolutivo e integral aos pacientes que chegam. Realizamos o acolhimento e respeito às individualidades, pois essas são premissas que norteiam nosso serviço, no atendimento a qualquer segmento populacional. É importante participar deste encontro para lembrarmos a necessidade imperiosa de incluir a população indígena, com as peculiaridades culturais de cada etnia, nas políticas de saúde, e no acesso as redes”, ressaltou. 

Por: Zé Carlos Borges
Com informações da Assessoria de Comunicação, em 9 de outubro de 2015

Leia também 

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário