JUAZEIRO GANHA MESTRADO EM ECOLOGIA HUMANA

Segunda-feira, 12 de outubro de 2015
O curso de mestrado em Ecologia Humana será oferecido na Universidade do Estado da Bahia, Campus III, em Juazeiro. A seleção será iniciada em novembro deste ano.

O Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana (PPGECOH) funcionará no CAERDES (Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável), que fica no DTCS – Campus III da UNEB,Juazeiro, é coordenado pelo Prof. Doutor Jairton Fraga, professor permanente do Mestrado. O curso, que funcionava no Campus VIII da UNEB, na cidade de Paulo Afonso (BA), foi trazido a Juazeiro, e Jairton Fraga acredita que o contexto de pesquisa do Vale do São Francisco é cenário rico para agregar as pesquisas na área. “Estou nesse mestrado desde o seu início. Acredito na Ecologia Humana, e temos desenvolvido importantes trabalhos no campo da Agroecologia. O CAERDES é um centro de pesquisa vinculado ao Programa e, agora, irá recebê-lo, pois reunimos as condições para aninhar esse importante projeto da nossa Universidade, diz o professor Jairton Fraga.

O pioneirismo da UNEB no trabalho com Ecologia Humana no Brasil é ressaltado pelo prof. Doutor Juracy Marques, que é Coordenador do Mestrado e Presidente da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana – SABEH.

Ele explica que, após terem sido concluídas duas turmas na Especialização em Ecologia Humana; em 2009, a UNEB recebeu a notícia da aprovação, pela CAPES, do primeiro mestrado nessa área do conhecimento no Brasil. “ Gradativamente, a Ecologia Humana tem se fortalecido no Brasil, e a UNEB tem sido pioneira nessa questão. Fomos percebendo o pioneirismo do nosso projeto. Trata-se do primeiro programa de Ecologia Humana do Brasil, que se somava a menos de meia dezenas de outros da América Latina. Esse campo de conhecimento é muito forte nos EUA; sobretudo, através do trabalho da Sociedade Norte-Americana de Ecologia Humana, bem como na Europa, a partir dos trabalhos do Círculo Europeu de Ecologia Humana, onde fiz meu pós-doutorado, no doutorado de Ecologia Humana da Universidade Nova de Lisboa”, diz Juracy Marques.

Segundo o coordenador, essa área do conhecimento já está consolidada em diversas partes do Mundo como EUA, Europa, África, Índia e parte da América Latina. Afirma, porém, que no Brasil, apesar da densa produção teórica no campo da Ecologia Humana, não se tem associado tais produções a essa área do conhecimento. Por ter criado o primeiro Programa de Mestrado em Ecologia Humana do Brasil, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), tem buscado estabelecer debates, objetivando difundir e ampliar o conhecimento dessa temática que, de acordo com Marques, é de suma importância para a humanidade na contemporaneidade.

Quem tiver interesse em conhecer melhor a proposta dessa área de conhecimento poderá participar, nos dias 27 e 28 de novembro, do I Seminário de Ecologia Humana do Vale do São Francisco, que acontecerá no auditório do CAERDES, no UNEB, em Juazeiro (BA). Durante o evento, haverá o lançamento oficial do mestrado na cidade, com abertura do edital para a seleção de aluno regular. Além disso, serão lançados livros cuja temática é a Ecologia Humana.

O Seminário é uma realização da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana (SABEH), com o apoio da UNEB (PPGECOH e PPGESA). Estão disponibilizadas 50 vagas, e a inscrição pode ser feita pelo telefone (74) 3611-7363- Ramal: 270.

O valor da inscrição é R$ 50,00. Outra possibilidade de ter informações sobre a Ecologia Humana é acessando o site da Revista Científica da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana –SABEH (http://sabeh.com.br/revista/) e seu site oficial (http://www.sabeh.com.br/).

Por: Zé Carlos Borges, com informações da Ascom SABEH

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário