BENEFICIADAS COM CISTERNAS RECEBEM CARTILHA EDUCATIVA DE COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

Com o propósito de contribuir com causas importantes, como o combate ao câncer de mama, o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) elaborou uma cartilha educativa, que visa levar informações sobre a doença as mulheres beneficiadas pelo programa de implantação de cisternas, desenvolvido nos municípios do território. A cartilha faz parte de uma ação em apoio a Campanha Outubro Rosa e será distribuída durante todo o mês nas capacitações realizadas nas comunidades. 

A cartilha traz, em seu conteúdo, informações sobre os sintomas e formas de prevenção do câncer de mama, além de trazer uma ilustração que ensina como realizar o autoexame da mama, bem como, onde e a quem recorrer, caso algo seja percebido. O objetivo do Consórcio é fazer com que mulheres, que, em meio às dificuldades do seu dia a dia no semiárido deixam de tomar os cuidados essenciais com seu corpo, adquiram conhecimento para que possam se prevenir.

A trabalhadora rural do assentamento Luiz Nunes, em Casa Nova, Marise Andrade, é uma das beneficiadas com cisterna pelo Constesf e recebeu o material educativo. “Eu nunca fiz nenhum exame de mama, eu gostei dessa cartilha porque a gente aprende como fazer o exame sozinha para ver se tem algum caroço e se prevenir”, comentou.

Para o presidente do Constesf e prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, não podemos ignorar que a prevenção é fundamental no combate a doença, por este motivo, o consórcio considera importante essa ação.

“Grande parte das cisternas que estamos implantando no território é entregue às mulheres da casa, por isso, também é importante que levemos a elas informações que possam ajudar na sua qualidade de vida. O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres em todo o mundo e o Constesf acredita que a informação é o melhor caminho para a prevenção”, salientou. 

Por: Zé Carlos Borges
Com informações de Jacqueline Santos, em 10 de outubro de 2015

Leia também

Zé Carlos Borges

Seu maior portal de notícias agora com uma nova cara, para satisfazer ainda mais seu interesse pela informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário